Concurso da PCRR: Candidatos ao cargo de delegado fazem teste psicotécnico

A prova psicológica foi aplicada durante todo o dia de domingo, 12, no IFRR. – Fotos: Ascom/PCRR

Em mais uma etapa do concurso da PCRR (Polícia Civil de Roraima), a Fundação Vunesp aplicou o exame psicotécnico aos candidatos que pleiteiam a caga do cargo de delegado. A prova psicológica foi aplicada durante todo o dia de domingo, 12, no IFRR (Instituto Federal de Roraima).

Segundo o diretor do Departamento Administrativo da PCRR, delegado Jimmy Santana, a prova psicológica tem por objetivo avaliar traços na personalidade e no estado mental dos candidatos por meio de procedimentos científicos e psicotécnicos. Esse exame avalia se o candidato tem condições psicoemocionais de portar uma arma de fogo, de agir em situações de perigo, soluções de conflitos, entre outras situações.

Com um bebê de pouco mais de mês nos braços, a candidata Luciana Pereira Machado, conta que veio da cidade do Rio De Janeiro, ao saber que haveria o concurso da PCRR. “Sempre ouvi falar de Roraima e tenho uma amiga que morou aqui. Quando soube do concurso decidi fazer e a nossa expectativa é poder passar em todas as fases”, disse.

O exame psicotécnico, de caráter eliminatório, foi aplicado em dois horários, e conforme explicou Santana, os candidatos que se acharem prejudicados, após os resultados, podem apresentar recursos.

“Após essa fase teremos a prova de exame oral aos candidatos e o preenchimento das fichas de informações para a realização da investigação social. Será o momento em que o candidato vai juntar a documentação prevista no edital e vai prestar informações, para que possamos dar início à análise dessa documentação”, disse ele, acrescentando que os candidatos ainda serão submetidos à prova de títulos.

Ainda neste mês, nos dias 25 e 26, será realizada a prova de capacidade física para o cargo de agente de polícia. Também estão previstos, para os dias 10 a 14 de abril, os exames médicos para todos os demais cargos que pleiteiam vagas no certame e o exame psicotécnico no dia 15 de abril.

Sandra Lima

 

Veja também

Topo