Uma boa notícia para os moradores do Cantá. O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira, 13, a etapa de implantação da capa asfáltica na estrada Tronco/Malacacheta (RR-207), via que dá acesso ao Taboca. A previsão é que neste mês de março, 5 km de pavimentação sejam concluídos. O serviço é coordenado pela Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
O governador Antonio Denarium destacou a obra do governo como essencial para a garantia da boa trafegabilidade da população, bem como o escoamento da produção, uma vez que é uma região agrícola. “Estamos investindo nas estradas, vicinais e pontes para garantir que o homem do campo possa trazer a sua produção para comercializar nas feiras livres e também para ter maior segurança no deslocamento”, disse.
O secretário de Infraestrutura e vice-governador, Edilson Damião, disse que pela primeira vez essa estrada vai receber esse tipo de serviço, que vai facilitar o escoamento da produção da agrícola e a locomoção dos moradores das vilas e comunidades indígenas da região.
“A RR-207 é uma importante estrada de escoamento da produção de soja e de gado no município do Cantá e pela primeira vez na história está recebendo esse tipo de serviço, que vai mudar a vida de quem mora e produz aqui”, disse Damião.
Conforme ele, foi feita a substituição da ponte de madeira que passava pelo igarapé do Inácio e foi colocada uma galeria de concreto. “Ou seja, vários investimentos na infraestrutura da região para melhorar o acesso e trazer qualidade de vida’’, explicou o secretário.
A obra vai beneficiar as comunidades indígenas de Canaunim, Tabalascada, Malacacheta e Bonfim. O fiscal do Departamento de Infraestrutura de Trânsito da Seinf, e responsável pela obra, engenheiro Eduardo Leite, informou que os 11 km de serviços de terraplanagem já foram realizados e metade deste trecho já recebeu a camada de base, o que permite a etapa de implantação da capa asfáltica.
“Nesse primeiro momento serão asfaltados 1.700 metros e nesse mês de março a previsão é pra chegar até 5.000 metros de asfalto, e a previsão é finalizar a obra até o mês de maio”, informou o engenheiro.
O empresário Ivanilton Farias, de 53 anos, conhecido na região como “Macuxi”, é dono de uma distribuidora localizada no início da estrada Tronco/Malacacheta. Para ele, que mora há cinco anos na vila, a pavimentação trará benefícios tanto para os motoristas quanto para os donos dos comércios do local, que por muitos anos sofrem com a falta de infraestrutura na estrada.
“No verão é muita poeira e no inverno muita chuva e lama. E agora com esse asfalto vai melhorar tanto no inverno quanto no verão. Aqui mesmo aqui em casa, no verão todo dia batendo poeira aqui no comércio e no inverno é lama. Com esse asfalto agora aqui vai melhorar 100 %”, comemorou o comerciante.
A obra de pavimentação da Tronco/Malacacheta conta com recursos oriundos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Jhonathan de Jesus, do senador Mecias de Jesus e contrapartida do Governo do Estado, que resulta no valor global de cerca de R$ 10 milhões.
Geilso Pinho