Cerca de 40 policiais femininas da PCRR (Polícia Civil de Roraima) fazem, na próxima quarta, 22, e quinta-feira, 23, o curso de autoproteção para mulheres.
A capacitação vai acontecer no Delta Gunners Estande Indoor. As inscrições para participar do curso tiveram início nesta quinta-feira, 16.
A atividade está inserida na programação de aniversário de 19 anos de institucionalização da Polícia Civil e será realizada em parceria com a Adepol (Associação dos Delegados de Polícia) de Roraima.
A ação tem como objetivo capacitar as policiais femininas com aprimoramento do uso de pistolas, treinamento de tiro prático em ambiente controlado, além de atualizar e trazer novos procedimentos no comportamento de quem porta armas de fogo.
Previsto para acontecer em dois momentos, o curso será realizado inicialmente de forma teórica, para os participantes obterem conhecimento da arma, com treino de memória muscular e, logo em seguida, treinamento com armamento e munição real, com disparos em pista.
Estudo
De acordo com a delegada-geral adjunta da PCRR, Darlinda de Moura Viana, o curso foi pensando após um estudo do jornal Gazeta do Povo, do Paraná, que aponta que no ano de 2020, pelo menos 176 policiais (148 militares e 28 civis) perderam a vida em serviço ou em decorrência da profissão.
“Sem treinamento específico, o policial torna-se inoperante para o confronto. Sabemos que todo este treinamento visa principalmente a segurança do policial e o êxito das ações dele no combate ao crime”, disse.
Ao todo, serão 8h de treinamento, promovido entre uma parceria entre o Nupen (Núcleo de Pesquisa e Ensino) da PCRR e a Adepol.
Jéssica Laurie