Zé Haroldo Cathedral assume coordenação da bancada do PSD na CCJC

Zé Haroldo Cathedral: “Indicação significa mais um importante desafio dentro do parlamento federal”. – Foto: Ascom Parlamentar

O deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) foi indicado ao cargo de coordenador da Bancada do Partido Social Democrático (PSD) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

A designação do parlamentar roraimense foi realizada, nesta quarta-feira, 22, pelo líder do PSD, deputado Antonio Brito (PSD-BA), através de ofício ao presidente da CCJC. Com a nomeação, o deputado Zé Haroldo Cathedral assume a função de coordenar os trabalhos da bancada pessedista na mais importante Comissão da Casa.

Para o deputado Zé Haroldo Cathedral, a indicação significa mais um importante desafio dentro do parlamento federal. “Assumo essa função consciente das responsabilidades e com enorme serenidade e senso cívico. Agradeço a confiança do líder, Antônio Brito. É uma honra ter sido designado para coordenar as ações partidárias na CCJC, o mais relevante colegiado da Câmara Federal, ” pontuou.

Zé Haroldo falou sobre o momento do país e das prioridades do partido na atual legislatura. “Vivemos tempos de ruptura, crise política e entendo que precisamos avançar, através do diálogo, para construir um novo caminho com foco no bem-estar da população brasileira e, especialmente, dos roraimenses. Nosso compromisso é atuar, incansavelmente, em defesa do desenvolvimento do país, da cidadania e do aprimoramento de proposições que estejam em consonância com as demandas dos nossos cidadãos”, acrescentou.

O que faz a comissão

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania analisa os aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de todos os projetos que passam pela Câmara, bem como de emendas ou substitutivos.

Outra atribuição da comissão é analisar a admissibilidade de proposta de emenda à Constituição. No mérito, a CCJ analisa assuntos de natureza jurídica ou constitucional e responde às consultas feitas pelo presidente da Câmara, pelo Plenário ou por outra comissão sobre esses temas. Tradicionalmente é a comissão mais disputada pelos partidos.

 

Veja também

Topo