O Getea (Grupo de Estudos Técnicos em Experimentação Agrícola) do curso de Agronomia da UFRR (Universidade Federal de Roraima) promoveu nesta quinta-feira, 23, a 3ª edição do Dia de Campo. O encontro ocorreu no Centro de Ciências Agrárias do Campus Cauamé com a presença de produtores, parceiros e consultores do agronegócio, prestigiando o desenvolvimento das culturas da cana de açúcar, milho e café.
“O Dia de Campo é uma chance extensiva de aprimoramento técnico para os acadêmicos, em que eles viabilizam especificidades de manejo produtivo proporcionados pelo ensino e a pesquisa favorecendo o desenvolvimento do agro em Roraima”, destacou o professor Alessandro Fortunato.
Os secretários da Seadi, Márcio Grangeiro e Marlon Buss, também prestigiaram o evento estimulando os estudantes do agro.
“A sociedade roraimense saúda o desenvolvimento sustentável, e o Governo de Roraima apoia toda a evolução primária que gera a nossa alimentação e incentiva a economia popular. E momentos como estes são cruciais para a qualificação profissional”, declarou o titular da Seadi, Márcio Grangeiro.
Para o secretário-adjunto Marlon Buss, a demonstração de experiências inovadoras é um caminho necessário. “A apresentação dos ensaios produtivos pelos alunos demonstra aprofundamento em pesquisas e práticas buscando a melhor eficiência de atuação e gerenciamento dos serviços do campo, favorecendo o progresso da produtividade”, disse.
Os participantes também puderam conferir os resultados de trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários Shunji Nishimura, com ênfase no manejo da deriva de defensivos agrícolas.
Para o estudante Ítalo Cavalcante, o Dia de Campo estimula a prática rural. “Os projetos encabeçados pelo Getea proporcionam experiências diversas, favorecendo o ensino com as mãos na terra diante das intempéries do tempo”, reforçou.
Parceiros
O Dia de Campo realizado pelo Getea e conta com a parceria do Governo de Roraima por meio da Seadi e do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), da Aprosoja-RR (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Roraima), Sítio Barros, GPA, Stara Rolatrek, Stellarozo, Lavrado Agronegócios, John Deere, Agrícola Avecap, Diferencial Autopeças, Condomínio Agrícola Falavinha e Fruto do Lavrado.
Michel Sales