Governo eleva Boa Vista ao primeiro lugar entre os municípios brasileiros com mais ligações de esgotamento sanitário

Os investimentos do Governo do Estado nos últimos anos elevou a Capital aos melhores índices do país em esgotamento sanitário. – Fotos: Secom-RR

Os investimentos no saneamento básico por parte do Governo de Roraima por meio da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), mais uma vez elevaram Boa Vista ao primeiro lugar entre os 100 maiores municípios brasileiros melhores avaliados, conforme classificação na 15ª edição do Ranking do Saneamento de 2023 do Instituto Trata Brasil.

“Ampliamos o investimento no saneamento básico em todo o Estado, expandindo em 40% a rede de distribuição de água, construindo mais de 90 poços e aumentando a cobertura de abastecimento. Em Boa Vista investimos mais ainda, não somente no fornecimento de água potável, mas também na coleta e tratamento de esgoto. Esse é um compromisso que assumimos e fazemos questão de garantir para atender cada vez melhor nossa população”, afirmou o governador Antonio Denarium.

O Instituto monitora os indicadores dos mais de cinco mil municípios brasileiros com base na população. A classificação no ranking é baseada nos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades.

Conforme o Trata Brasil, entre os 100 melhores avaliados no universo de mais de 5.000 municípios do país, Boa Vista é o que mais realizou novas ligações à rede de esgoto neste período, totalizando 92.762 ligações. Com esse resultado, a capital de Roraima superou cidades como Brasília (DF), Goiânia (GO) e Curitiba (PR). Além de estar classificado entre os vinte melhores para o índice de esgoto tratado referido à água consumida.

Dos 100 municípios melhores avaliados, Boa Vista é o segundo que apresenta tratamento de mais de 90% do esgoto produzido, ou seja, 92,06% de coleta e 95,02% de tratamento; perdendo apenas para Curitiba (PR), com 99,98% de coleta e 95,62% de tratamento; e superando Brasília (DF), quem tem 91,77% de coleta e 86,65% de tratamento.

No indicador de coleta total de esgoto nas capitais brasileiras, Boa Vista expandiu os níveis de coleta, em mais de dez pontos percentuais, tendo destaque no ranking pelo maior crescimento absoluto, com um incremento de 29,53 pontos percentuais (ou de 47,23%).

Quanto aos investimentos em saneamento básico, Boa Vista compõe a lista dos municípios que mais investiram na universalização, em uma avaliação que inclui abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgotos, e de perdas de água. Nessa evolução, a Capital subiu mais três posições no ranking do saneamento, saindo de 31º em 2022, para 28º em 2023.

“São investimentos do Governo do Estado e aporte dos últimos quatro anos que o governador Antonio Denarium tem feito na Caer para propiciar que façamos a perfuração de novos poços, ampliação da rede de esgoto, implantação da rede de distribuição em vários bairros da Capital. E temos o comprometimento do governador para continuar trabalhando e garantindo a universalização de acesso à água potável, assim como a coleta e tratamento de esgoto, tanto na Capital quanto no Interior do Estado”, afirmou James.

Tiana Brazão

 

Veja também

Topo