O vereador Adjalma Gonçalves (Solidariedade) protocolou nesta quarta-feira, 29, o Projeto de Lei que pretende obrigar as escolas públicas e privadas de Boa Vista a disponibilizarem pelo menos uma cadeira de rodas para pessoas com deficiência ou que estejam momentaneamente impossibilitadas de se deslocar de forma independente. É a primeira proposta do parlamentar desde que assumiu o cargo, no último dia 13.
“É a minha primeira proposta na Câmara Municipal e ela vai ajudar principalmente a quem não tem como adquirir uma cadeira e ajudar a nossa cidade a incluir ainda mais esse público. Com muita fé em Deus, o projeto será analisado e aprovado em breve”, disse.
Conforme a propositura, os prédios escolares deverão adequar suas instalações para facilitar o trânsito de cadeirantes e que a Prefeitura de Boa Vista será a responsável pela regulamentação, execução e fiscalização da futura lei.
Segundo Gonçalves, existe nos estabelecimentos de ensino grande probabilidade de ocorrências de acidentes entre os alunos, a exemplo das brincadeiras do intervalo e das aulas de Educação Física. “A cadeira de rodas pode ser utilizada de imediato evitando o transporte do acidentado de modo incorreto, comprometendo outros órgãos ou membros”, enfatizou.
A proposta deve começar a tramitar na Casa após a leitura do título na próxima sessão ordinária e receber pareceres de comissões permanentes temáticas, antes de chegar ao plenário.
Lucas Lukenzie