Com o objetivo de tratar sobre demandas pedagógicas, estruturais e logísticas das escolas indígenas, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) promove nesta sexta-feira, 31, o II Encontro Pedagógico com os diretores e coordenadores pedagógicos dos Centros Regionais de Educação Indígena.
A reunião ocorre no Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), durante todo o dia.
“O encontro é uma forma de reorganizar os nossos trabalhos para alcançar as metas de atendimento das nossas escolas, tanto nas áreas de fácil como de difícil acessos, em todas as regiões. Estamos também ouvindo as demandas e colhendo as informações para melhor atender e apoiar os nossos centros regionais indígenas”, explicou a diretora do Departamento de Educação Escolar Indígena, Irisnaide Souza.
A abertura contou com a presença do secretário adjunto da Educação Básica, Semaias Alexandre, da secretária adjunta do Sistema Educacional Adelaid Bezerra e da diretora do DEB (Departamento de Educação Básica), Nildete Melo.
A reunião pedagógica é um momento também de apresentação dos planos de aula, cronogramas de trabalhos, resultados, planos de ensino, projetos pedagógicos, além de ser um espaço para apresentação de demandas e sugestões das escolas.
“É importante esse momento para todos nós, porque apresentamos as necessidades que estamos vendo lá na ponta, nas regiões, em nossas escolas e é uma forma também de reconhecimento por parte do Departamento, em nos convocar para ouvir as nossas demandas”, disse o diretor do Centro Regional Indígena Mairarî, localizado na Região das Surumu, em Pacaraima, Tarcilio de Lima Silva.
Centros Regionais de Educação Indígena
Os Centros Regionais de Educação Indígena são setores de apoio da Seed localizados nos municípios do interior. São espaços que contam com coordenadores pedagógicos e diretor para resolver as demandas de ordem administrativa e pedagógica lá na ponta, facilitando o acesso e o trabalho para os gestores escolares e professores das escolas localizadas nas comunidades indígenas.
Atualmente, existem oito Centros Regionais Indígenas: Kuruwachi (Tabaio/Alto Alegre), Noêmia Peres (Amajari), Wantuminpen Kaimenau Da’Y (Serra da Lua/ Cantá/Bonfim), Amooko Januário (Baixo Cotingo/Normandia), Mairarî (Surumu/Pacaraima), Mirikiyo Macuxi (Serras/Uiramutã), João Viriato (Raposa/Normandia) e Wai Wai (Caroebe/São Luiz).
Segundo dados do Censo Escolar 2022, a rede estadual de ensino atende 19.007 estudantes matriculados em 247 escolas indígenas.
Mágida Azulay Khatab