A Prefeitura de Boa Vista dá início, na próxima segunda-feira, 3, a Semana Municipal de Conscientização do Autismo que contará com diversas ações e atividades voltadas ao tema. Quase todas as escolas da Rede Municipal de Ensino realizarão, durante os próximos dias, programações internas, como dinâmicas, palestras e rodas de conversa.
Além disso, na terça-feira, 4, a partir das 18h30 serão oferecidas no Teatro Municipal, duas palestras voltadas a professores da Rede Municipal, gestores, cuidadores, pais, mães e familiares de alunos autistas e demais profissionais da educação municipal.
A primeira palestra trará o seguinte tema: “Tratamento medicamentoso no TEA, o quê e quando usar?”, que será ministrada pela neurologista pediatra, Dra. Charlote Briglia. Já a segunda, traz a temática: “Manejo de comportamento e os efeitos de ensino por cadeia de respostas para crianças com TEA”, que será ministrada pelo neuropsicopedagogo, Dr. Rafael Garcia.
RecrearTEAndo – Para fechar a programação da Semana Municipal de Conscientização do Autismo a prefeitura promoverá a 5ª edição do ‘RecrearTEAndo’, uma ação idealizada pela Escola Municipal Professora Carmem Eugênia. O evento acontecerá das 7h às 11h na Praça do Mirandinha.
Com uma programação diversificada, a ideia é promover uma manhã regada a diversas atividades de cunho educativo, pedagógico, didático e cultural, visando a mobilização dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), família, professores, funcionários e comunidade local.
Dentre os destaques da programação, estão: tirolesa, pula-pula, piscina de bolinhas, oficina de massinha de modelar, de bola de sabão, de criação de balão, de desenho e pintura, pintura de rosto, além de apresentação de motoclube, adestramento de cães e contação de histórias.
Dia Mundial
Neste próximo domingo, 2, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 é importante, pois muitas pessoas não compreendem o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo fundamental a propagação de informação de qualidade.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.