Palestras sobre autismo reforçam compromisso da gestão em fortalecer a Educação Especial em Boa Vista

A Rede Municipal de Ensino atende atualmente 719 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). – Fotos: Welika Matos

Professores, gestores e cuidadores da Rede Municipal de Ensino que atuam na Educação Especial, além de familiares de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tiveram a oportunidade de obter mais conhecimentos sobre o tema em duas palestras promovidas nessa terça-feira, 4. O encontro aconteceu na Sala Roraimeira do Teatro Municipal, como parte da programação da Semana Municipal de Conscientização do Autismo.

A secretária da SMEC, Consuêlo Sales, destacou o fortalecimento da Educação Especial no decorrer dos anos e anunciou a implementação de novas políticas públicas.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales, destacou que o trabalho da rede na modalidade de Educação Especial tem ganhado força a cada dia, graças ao investimento em políticas públicas. Uma delas, prevista para ser implantada em breve, é o “Professor Mediador” dentro da sala de aula.

“A Educação Especial vem se expandindo com muita qualidade e não poderíamos deixar passar em branco essa semana tão importante, que nos permite debater, trazer conhecimentos e informações que contribuem para minimizar o preconceito sobre o tema. Em breve, teremos nas escolas o ‘professor mediador’, profissionais especialistas em educação especial que chegarão para fortalecer, ainda mais, o trabalho da rede”, disse.

Atendimentos especializados

Dentre as ferramentas pedagógicas utilizadas nas Salas de Recursos Multifuncionais está o TIX, inovador programa que contribui para o aprendizado das crianças de forma didática.

A Rede Municipal de Ensino atende hoje 1.906 alunos inseridos na Educação Especial, sendo 719 autistas. Desse total, 1.309 são considerados público-alvo, que consiste em crianças com deficiência física, intelectual, auditiva e/ou visual, alunos com altas habilidades.

Esses alunos contam com Atendimento Educacional Especializado, um serviço da Educação Especial desenvolvido nas escolas, que organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para plena participação dessas crianças. Os atendimentos ocorrem nas Salas de Recursos Multifuncionais, presentes em 67 escolas da rede.

A professora Ideane Alves atua na Escola Municipal Doutor Silvio Leite e está entre os 128 especialistas na área de Educação Especial do município. Para ela, as palestras chegam para garantir que o trabalho desenvolvido na rede seja cada vez mais efetivo.

“As palestras são muito importantes, pois permitem que obtenhamos mais conhecimentos sobre o tema. Quando estou em sala de aula preciso do máximo possível de informações para que o processo de aprendizagem do meu aluno aconteça de forma prazerosa, tornando possível a inclusão dessa criança no contexto escolar e social”, explicou.

Palestras

O neuropsicopedagogo, Rafael Garcia, abordou em sua palestra a importância do manejo de comportamento.

A primeira palestra trouxe o seguinte tema: “Tratamento medicamentoso no TEA, o quê e quando usar?”, ministrada pela neurologista pediatra, Dra. Charlote Briglia. Já a segunda, abordou a temática: “Manejo de comportamento e os efeitos de ensino por cadeia de respostas para crianças com TEA”, ministrada pelo neuropsicopedagogo, Dr. Rafael Garcia.

“Iniciativas como essas são fundamentais para que esses profissionais que estão no dia a dia com essas crianças possam aplicar esses conhecimentos não só com seus alunos, mas com o próprio colega de trabalho, com ela mesmas, fazendo uma autoavaliação. O manejo de comportamento é essencial não só para os autistas, mas para todos nós”, explicou Rafael Garcia.

RecrearTEAndo

O evento contribui para a inserção social dos alunos com TEA, além da integração entre família e escola.

Para fechar a programação da Semana Municipal de Conscientização do Autismo a prefeitura promoverá a 5ª edição do ‘RecrearTEAndo’, uma ação idealizada pela Escola Municipal Professora Carmem Eugênia. O evento será nesta quinta-feira, 6, das 8h30 às 11h na Praça do Mirandinha.

Com uma programação diversificada, a ideia é promover uma manhã regada a diversas atividades de cunho educativo, pedagógico, didático e cultural, visando a mobilização dos alunos com TEA, família, professores, funcionários e comunidade local.

Dentre os destaques da programação, estão: tirolesa, pula-pula, piscina de bolinhas, oficina de massinha de modelar, de bola de sabão, de criação de balão, de desenho e pintura, pintura de rosto, além de apresentação de motoclube, adestramento de cães e contação de histórias.

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

Topo