No período de 17 a 30 de novembro, a Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de Roraima (CPA/IFRR) coloca à disposição da comunidade interna o questionário de autoavaliação institucional, que deve ser respondido por servidores e estudantes (de cursos presenciais e a distância) que fazem ou fizeram parte da instituição em 2022. Para acessá-lo, é preciso entrar no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) usando o login e a senha cadastrados individualmente.
Segundo o analista de tecnologia da informação Francisco Filho, o procedimento de preenchimento do questionário é simples e intuitivo. “Ao logar no Suap (https://suap.ifrr.edu.br), o servidor/estudante pode acessar o questionário na seção ‘Fique Atento’. Lá aparecerá o item ‘Você precisa responder a Avaliação CPA 2022’. Cabe ressaltar que o servidor/estudante poderá responder ao questionário e revisar suas respostas, a qualquer momento, durante o período de avaliação, podendo responder às questões em momentos diferentes, até que envie o formulário respondido, bastando, para isso, clicar no botão ‘Salvar e continuar’. Ao término da avaliação, aparecerá um botão para o envio das respostas. Ao concluir, surgirá uma mensagem de confirmação do cadastro dos dados”, esclareceu.
A presidente da CPA, Antonia Valdirene Costa, explica como funciona o novo sistema de avaliação adotado. “Enquanto em 2021 o instrumento foi estruturado e aplicado via Google Forms, este ano o documento foi estruturado e será aplicado via Suap […]”, disse. Ela esclarece ainda que a mudança representa a otimização do processo. “Agora todos os dados de avaliação institucional estarão salvos em um sistema próprio. Outro fator importante é que, com a continuação, podemos considerar o fato de o servidor estar participando do processo de avaliação e pontuar essa participação nas legislações internas”, comentou. Lembra que as comunidades acadêmica e externa tiveram a oportunidade de contribuir para a elaboração do documento.
Com variação no número de questões conforme o público-alvo, o instrumento de autoavaliação deste ano foi dimensionado da seguinte maneira: 19 questões para os professores, 18 para os técnicos administrativos e 17 para os estudantes. A estrutura do documento atende aos mesmos critérios do Plano de Desenvolvimento Institucional, contemplando cinco eixos: Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional; Eixo 2: Desenvolvimento Institucional; Eixo 3: Políticas Acadêmicas; Eixo 4: Políticas de Gestão; Eixo 5: Infraestrutura Física e Dez Dimensões.
Atribuições e justificativa legal da autoavaliação institucional
Realizada anualmente pela CPA, a autoavaliação tem como objetivo avaliar internamente o IFRR por meio da coleta e da sistematização de informações, além da produção de relatório para ser divulgado no site institucional e submetido ao sistema do Ministério da Educação (MEC).
A CPA, com estrutura prevista no art. 11 da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, tem as seguintes atribuições: avaliar o IFRR, diagnosticando os pontos fracos, médios e fortes da instituição, e, com base nisso, focalizar os trabalhos, por meio dos gestores, tendo em vista uma educação de excelência.
Outras informações sobre a comissão podem ser obtidas no endereço http://www.ifrr.edu.br/cpa.