Durante a solenidade do septuagésimo terceiro aniversário do Conselho Penitenciário de Roraima (Copen) realizada na tarde desta quarta-feira, 12, no auditório da OAB/RR (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima), três deputados estaduais foram homenageados com a Medalha Mérito Conselho Penitenciário Jaci de Souza Cruz. A honraria reconhece o trabalho daqueles que contribuíram com o desenvolvimento da Polícia Penal de Roraima.
Foram agraciados com o reconhecimento o presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos) e os deputados Jorge Everton (União) e Coronel Chagas (PRTB). O 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Jorge Everton, representou o presidente do Poder Legislativo, no evento.
O parlamentar, que já foi diretor da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo e conselheiro do sistema prisional, se disse honrado com a medalha. “Estou muito grato por essa homenagem, e agradeço a lembrança. Como deputado ajudei a trazer os novos policiais para a academia, conseguimos uma melhor qualidade de vida, e hoje, junto com o deputado Rárison [PMB], que é policial penal, somamos forças e aprovamos a PEC [Proposta de Emenda à Constituição] que reestrutura a Polícia Penal”, lembrou.
O deputado Coronel Chagas, ressaltou que era uma alegria receber o reconhecimento. “Tive a oportunidade de passar por três vezes trabalhando no sistema prisional do Estado. Fui diretor da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, diretor do Sistema Prisional e por último, atuei como secretário de Estado da Justiça e Cidadania. Foi uma experiência incrível e que nos mostra a importância do trabalho dos que atuam no sistema prisional”, disse.
Chagas ressaltou que o trabalho do sistema prisional é altamente técnico, profissional e de alto risco, sendo de suma importância para garantir, junto com as demais instituições da área, a segurança para a sociedade roraimense.
O governador Antonio Denarium (PP) disse que o Executivo trabalha para reduzir o déficit carcerário. “Todas as unidades prisionais já foram revitalizadas e vamos concluir o Presídio de Segurança Máxima Monte Cristo, ao lado externo da Penitenciária, para oferecer mais 286 vagas. É o Sistema Prisional recebendo novos investimentos e novos policiais penais e hoje é um dia de festa. Os homenageados hoje são destaque que contribuíram com o sistema e o Governo do Estado tem se desdobrado para fazer um atendimento melhor”, afirmou.
O presidente do Conselho, Roney Sousa Cruz, neto de Jaci, ressaltou o orgulho de fazer parte da instituição e seguir os passos do avô. “É muito gratificante para o Conselho Penitenciário homenagear pessoas que fizeram parte da história do Conselho e do Sistema Prisional, é uma forma de reconhecer os que se dedicam na melhoria do sistema. Esse decreto também homenageia uma pessoa de grande relevância, que é o seu Jaci Cruz, meu avô, o que me deixa muito feliz, pois foi um ícone na segurança pública, com 40 anos dedicados ao Estado. Estou na metade desta caminhada, mas muito feliz por ter chegado até aqui”, disse Roney Cruz
O primeiro presidente do Conselho Prisional, Claudio Oliveira, destaca que o Copen tem uma longa história de trabalho e voltada para o social. “Tive a honra de ter sido o primeiro presidente, já como Estado de Roraima. Pelo que vi agora o trabalho continua eficaz, com a mesma grandiosidade, então é só parabenizar por todo o serviço prestado”, afirmou.
O economista Getúlio Alberto de Souza Cruz, ao participar da solenidade, relembrou a trajetória do pai. “Meu pai foi um homem de vida muito simples, mais de 45 anos de dedicação ao serviço público, longa história de ligação com a segurança pública. Para nós é o reconhecimento de quem na simplicidade passou por essa vida deixando uma marca profunda na sociedade local. Quem o conheceu na simplicidade, não imaginaria que ele receberia essa homenagem”, afirmou.
Marilena Freitas