Bullying, direito à educação, à moradia, à alimentação e, principalmente, direito a uma vida sem violência. Estas foram algumas das lições que os alunos do 5º ano da Escola Municipal Carlos Raimundo, no bairro Tancredo Neves, aprenderam durante oito aulas do Projeto Maria vai à Escola. Nesta quarta-feira, 12, cerca de 100 alunos receberam certificados que marcam a conclusão do ciclo na escola.
A ação é uma parceria entre Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica e Familiar, e Prefeitura Municipal de Boa Vista. O Projeto Maria Vai à Escola, que já alcançou mais de 3.200 estudantes, insere no currículo escolar discussões a respeito de temas relativos aos direitos humanos, igualdade de gênero, etnia, bem como, a problemática da violência doméstica e familiar contra a mulher.
A iniciativa já teve reconhecimento nacional como experiência bem sucedida pelas políticas e órgãos do Sistema de Justiça no enfrentamento da violência de gênero, recebendo o “Selo FBSP de práticas inovadoras de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres” do Fórum Brasileiro de Segurança Pública-FBSP (São Paulo, no Museu da Casa Brasileira, 17/12/2018), prêmio esse que reconhece práticas com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência de gênero em todo País.
A ação também foi destaque como finalista na categoria Justiça do “Prêmio Viva” (2018), iniciativa da Revista Marie Claire e Instituto Avon pela vida de todas as mulheres.