Acontece nesta sexta-feira, 14, e sábado, 15, mais uma edição da gincana de boas vindas aos calouros do Centro Universitário Estácio da Amazônia com a participação de cerca de 400 acadêmicos da instituição. A atividade, que inicia às 19h desta sexta, é uma forma de promover a integração entre os estudantes, mas também estimular nos alunos a prática de ações de solidariedade às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Esse será o retorno da gincana de forma presencial. A última edição do trote solidário estimulou a doação de medula óssea. Agora, as equipes vão arrecadar alimentos não perecíveis e ração para cães e gatos. A ideia, conforme a pró-reitora de Extensão da Estácio, Fabiana Rikils, é avaliar com os estudantes quais entidades e ONGs receberão doações de rações, além de distribuir as cestas de alimentos para famílias dos bairros próximos ao Campus.
Segundo ela, este ano o tema da gincana é direcionado para a preservação da fauna amazônica, começando pelos nomes das equipes: Onça (Direito, Administração, Design e Contábeis), Gavião (Engenharias, Arquitetura e Fisioterapia), Peixe-boi (Medicina Veterinária, Biomedicina, Farmácia e Educação Física), e Boto cor de rosa (Psicologia, Enfermagem e Nutrição).
Ela explica que as atividades durante os dois dias estarão voltados para essa temática, inclusive o ponto alto do evento que são as apresentações das equipes participantes. A pró-reitora também adiantou que se o público externo tiver interesse em contribuir com a campanha, pode se dirigir ao campus da Estácio, que está localizado na rua Humberto Silva, 308, bairro União.
Alexsandra Sampaio