O governador Antonio Denarium anunciou, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 14, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, importantes ações para a Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) e para a agropecuária do Estado. O evento marcou a celebração dos 15 anos de criação da Aderr.
O governador Antonio Denarium destacou os avanços alcançados nos últimos quatro anos, principalmente no aumento do rebanho bovino e na criação de aves, além da evolução do status de Roraima, que hoje está livre da febre aftosa e pleiteia junto ao Ministério da Agricultura, a liberação da obrigatoriedade da vacinação do rebanho.
“Essa é uma data marcante para a defesa animal e vegetal do nosso Estado, onde assinei a Carta de Intenção que solicita a retirada da obrigatoriedade da vacina de febre aftosa em Roraima. Sei que isso aumenta a nossa responsabilidade de manutenção e controle desse status, mas temos a plena certeza que estamos preparados para enfrentar mais esse desafio e garantir a área livre da doença sem vacinação. Nesses 15 anos da Aderr, quero comemorar com todos os servidores da agência e trazer muitas boas notícias, pois graças ao excelente trabalho realizado pelos servidores, que são os grandes responsáveis pelos incríveis resultados alcançados ao longo de uma década e meia de existência dessa instituição, temos obtido muitas conquistas importantes para Roraima”, destacou o governador.
Ações marcam uma nova etapa para a defesa agropecuáaria
A retirada da vacina contra febre aftosa, a partir do próximo ano é um dos pontos importantes e que foi contemplado pelo governador com a assinatura de um termo de intenção, entregue para a representante da Superintendência do Ministério da Agricultura em Roraima, Janice Ferreira.
“É com muita alegria que recebo esse ofício para a retirada da vacina, tenho certeza que esse pedido, governador, vai lograr êxito e em breve estaremos comemorando mais essa grande conquista para Roraima”, enfatizou Janice Ferreira.
Durante os 15 anos de criação da Aderr muitas etapas foram vencidas para tornar Roraima livre da doença. Foram realizadas várias campanhas de vacinação, Agulha Oficial nas terras indígenas, estabelecidas parcerias com produtores e comerciantes, visitas às propriedades rurais, repasse de informações relevantes para orientar os pecuaristas sobre a doença, conscientizando da importância da imunização do rebanho, além de colocar à disposição, Unidades de Defesa Agropecuária e Escritórios de Atendimento à Comunidade em todos os municípios do Estado para atender de forma rápida e precisa.
Situação de Roraima em relação a febre aftosa nos últimos 15 anos
Não livre:
Em 2008 – Alto Risco
2014 – Médio Risco,
2018 – Livre da Febre aftosa (com vacinação).
Projeto Sanitarista Mirim
Também foi a assinado o documento que viabiliza a execução do projeto Sanitarista Mirim, com emenda parlamentar da deputada estadual Ângela Águida Portela. O objetivo é levar formação para alunos e professores, para que eles se tornem agentes multiplicadores da Educação Sanitária.
Eles receberão capacitação sobre o tema por meio de processos de sensibilização, comprometimento e consciência, desenvolvendo um exercício pleno da cidadania com foco na melhoria na qualidade de vida da população.
Progressões do PCCR
Durante o evento, o governador assinou o documento autorizando o pagamento de progressões dos servidores da Aderr. “Esse é um reconhecimento ao trabalho dos servidores que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do Estado”, destacou o governador.
“Hoje o desafio da Aderr é evoluir e avançar cada vez mais na defesa da sanidade e na qualidade dos serviços. Estamos muitos felizes pelas conquistas e prontos para trabalhar muito para fazer a agência cada vez mais forte para ajudar no crescimento de Roraima,” ressaltou o presidente da Aderr, Marcelo Parisi.
Além dessas assinaturas de documentos autorizando ações relevantes para a defesa agropecuária de Roraima, o governador Antonio Denarium assinou um termo de colaboração técnica da Aderr com o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária de Roraima (FUNDEPEC/RR).
O FUNDEPEC foi criado há 8 anos e vem exercendo um papel importante para a defesa da pecuária, sempre contribuindo para reforçar as ações que envolvam o trabalho da agência. O fundo tem doado equipamentos para realização de sorologias, manutenção de veículos, pagamento de diária para técnicos e recentemente contribuiu com a realização da Agulha Oficial.
15 anos sendo referência em defesa agropecuária no Norte do Brasil
Criada em 08 de abril de 2008 a Aderr é referência na implantação de ações de sanidade animal e vegetal, prestando serviços de prevenção e controle de pragas e doenças, promovendo muitos benefícios à produção agropecuária e à economia roraimense.
As ações da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima são importantes para o desenvolvimento da economia do Estado, pois contribuem para o crescimento seguro da agricultura e da pecuária, melhora a qualidade dos produtos do campo e evita riscos para a saúde pública. Com isso o produtor consegue vender bem sua produção, aumentar seus lucros, gerar emprego e renda.
Em todos os municípios
Os técnicos da Agência prestam serviços que atendem de forma precisa ao produtor rural, resultando em uma assistência eficiente e com alta capilaridade, por meio das 15 Unidades de Defesa Agropecuária instaladas em todos os municípios, além dos 11 Escritórios de Atendimento à Comunidade, que estão localizados nas principais vilas. Todas as Unidades têm um fiscal médico veterinário.
Nos últimos anos a Aderr tem consolidado seu trabalho, o que permite dar um tratamento de excelência aos produtores. De janeiro a dezembro de 2022, foram atendidos nas Unidades de Defesa Agropecuária e Escritórios de Atendimento a Comunidade (EAC) 28.183 produtores, que tiveram suas demandas resolvidas pelo corpo técnico da ADERR, em vários serviços que são prestados diariamente.
Dentre estes serviços, a Aderr emitiu 28.219 Guias de Trânsito Animal e foram vacinados contra brucelose 39.210 animais. Na Educação Sanitária a Agência realizou 226 atividades, dando apoio aos produtores com o repasse de conhecimentos importantes para o dia a dia no campo.
Hoje são 13.440 propriedades ativas cadastradas na Agência e em 2020 eram apenas 11.665, um aumento de 1.785 novas propriedades, o que resulta em mais produtores sendo atendidos em ações de defesa.
Vale ressaltar também nos dados, o acréscimo de novos produtores no Estado. Em 2022 esse número chegou 926 homens e mulheres do campo, trabalhando a terra e acreditando no potencial agropecuário de Roraima. Em 2020 foram registrados 605 novos produtores, uma diferença de 321 pessoas em relação à 2022.
Para reforçar as ações e prestar serviços de qualidade técnica o governo do Estado contratou, por processo seletivo, 7 Médicos Veterinários e 8 Técnicos em Agropecuária, pelo período de 12 meses.
Entre os serviços prestados está o monitoramento das pragas quarentenárias, por técnicos da agência que visitam as propriedades para fazer levantamento fitossanitários, garantindo a produção agrícola e mantendo o Estado livre de doenças que têm potencial de destruir lavouras e causar grandes prejuízos econômicos aos produtores.
Elias Venâncio