Dando continuidade ao processo de revitalização dos prédios escolares da rede estadual de ensino, o Governo de Roraima reinaugurou na tarde desta sexta-feira, 14, a Escola Estadual Maria das Neves Rezende, no bairro Asa Branca. Esta já é a 46ª unidade de ensino revitalizada pela atual gestão.
A escola recebeu troca total de piso cerâmico; pintura; teve a parte elétrica substituída; sistema de combate a incêndio e pânico instalados; novo auditório revestido com piso vinílico; tanto a Quadra como a escola estão com as coberturas trocadas por telhas termoacústicas.
A unidade está com nova área de recreação e cantina. Novos banheiros foram construídos e todo o forro foi trocado, assim como todas as luminárias internas e externas.
“Roraima está dando certo e o Governo não para de trabalhar. Toda a escola foi praticamente reconstruída, ganhou novos mobiliários, um novo auditório com 160 lugares. É o Governo do Estado trabalhando por uma educação de excelente qualidade. Nossa meta é que todas as 380 escolas da rede estadual sejam reformadas, ampliadas e novas escolas construídas”, ressaltou o governador Antônio Denarium.
A gestora da escola, Fabiana Pereira, disse que a entrega do novo prédio representa um marco histórico para a educação. “Uma escola que nunca recebeu serviços de melhorias desde a sua fundação e hoje estamos recebendo-a linda, revitalizada, com toda a mobília nova, com um lindo auditório é para comemorar.”, destacou a gestora.
Unidade é reformada pela primeira vez após 37 anos
O prédio possui 3.947,98 metros de área construída e é dividido em três blocos. O investimento do Tesouro Estadual com a obra de reforma é na ordem de R$ 8,9 milhões.
A unidade de ensino foi inaugurada em 1986 e há 37 anos não passava por nenhuma reforma ou serviço de manutenção. A escola atende atualmente 596 estudantes no Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e conta com 56 professores no quadro docente.
A comunidade escolar esteve presente na solenidade de reinauguração do prédio. As alunas do Ensino Médio, Iane Elisa, Milena Rodrigues e Lainet Manssour estudam na escola desde o 6º ano do Ensino Fundamental e puderam ver a transformação do lugar após a reforma.
“Hoje estamos muito realizados por essa conquista, porque antes as paredes e salas de aula estavam horríveis, não tinha essa estrutura. E hoje poder receber essa escola toda renovada, com mobiliário novo, é incrível”, disse Iane.
“O banheiro era horrível e hoje está perfeito. A gente não conseguia utilizar a quadra de esportes porque não funcionava”, ressaltou Milena.
“Fico muito feliz, pois estamos recebendo hoje o prédio novo e quero agradecer ao governador pela sua ajuda”, completou Lainet.
Durante a reforma, os alunos foram alocados no prédio da Faculdade Facetem, no bairro Pricumã, e no último dia 10 todos retornaram ao prédio original com 100% dos ambientes climatizados e devidamente abastecido com itens da merenda escolar
Segurança nas escolas
Um ponto muito importante destacado durante a cerimônia de entrega da escola foi a segurança em meio aos anúncios de massacres e episódios similares envolvendo estudantes de escolas públicas e particulares.
O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, disse que a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está atuando junto à PMRR (Polícia Militar de Roraima) para coibir essa prática.
“O governador Antonio Denarium montou um comitê com todo o aparato de segurança do Estado levando em consideração essa situação que está acontecendo em vários Estados do Brasil. É uma onda extremamente negativa que atrapalha o processo educacional. Em contrapartida, pedimos aos pais que acompanhem a vida escolar do seu filho, as reuniões pedagógicas da escola e vejam o que o filho está levando para a escola”, disse o secretário Nonato Mesquita.
Mais infraestrutura para as escolas
Na capital Boa Vista, o Governo de Roraima já revitalizou 16 escolas e outras unidades de ensino estão recebendo serviços de revitalização ou reformas, e muito em breve também serão entregues para a comunidade.
Entre essas escolas, estão o CEM Conceição Costa e Silva, Escola Maria Sônia de Brito Oliva, CEM Tancredo Neves, Escola Vanda da Silva Pinto, Antonio Ferreira de Souza e Professora Coema Souto Maior.
Layse Menezes