Na última sexta-feira, 14, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RR) promoveu duas ações sociais do Laboratório Juventude pelo programa de Aprendizagem Comercial. O evento foi realizado em parceria com o Governo do Estado de Roraima, o Centro Educacional Infantil Voluntário Príncipe Encantado e o Instituto Boa Vista de Música (IBVM).
Os alunos do programa de Aprendizagem Comercial do Senac Roraima arrecadaram ao longo do mês diversos materiais para doar às instituições parceiras, e foram entregues ao Centro Educacional Infantil Voluntário Príncipe Encantado, e ao Abrigo de Idosos Maria Lindalva Teixeira de Oliveira, mais conhecido como Casa do Vovô. Conforme a instrutora Geralda Evangelista, o projeto tem como propósito “despertar o protagonismo juvenil”.
“Toda a ação foi planejada e executada por eles, e hoje eles estão aqui para vivenciar a realidade dos idosos no nosso país, mais especificamente em Roraima. Ao longo deste processo refletimos sobre muitos aspectos da vida até chegar hoje aqui, e eu estou muito feliz, pois os alunos estão muito integrados ao projeto”, explicou.
Milva Monegro, coordenadora da política estadual da pessoa idosa falou sobre a parceria com o Senac contribuir com as ações de desenvolvimento social no local. “Buscamos a integração e socialização, oferecer a oportunidade de conhecimentos, envelhecimento saudável, e uma maneira mais dinâmica”, explicou.
As alunas Emanuelle Ponciano e Alice Modesto contaram as experiências em desenvolver projetos sociais voltados aos idosos. “Foi muito interessante porque desde o início já pensamos no público da terceira idade, pois acreditamos ser um público que pouco recebe visibilidade e projetos legais como esse. Quando chegamos aqui foi lindo, é um lugar aconchegante e nos sentimos muito acolhidos ao chegar aqui, e eles são muito animados e nos contagiaram”, afirmou Emanuelle. Alice Modesto afirmou que a visita ‘superou todas as expectativas’.
Centro Educacional Infantil Voluntário Príncipe Encantado
Conforme a instrutora Náira Pereira, a escolha do local foi uma sugestão para que os alunos conhecessem o trabalho da instituição que trabalha com crianças vulneráveis e que não recebe ajuda de organizações governamentais. “Esse local recebe doações para executar o trabalho com as crianças e com alguns adultos, e exerce um papel essencial para a comunidade. Como funciona em uma chácara proporciona conforto a todos”, explicou.
A instrutora afirmou que os alunos trouxeram materiais didáticos e de uso diário para a creche, para que os trabalhos possam ser desenvolvidos com as crianças, e com adultos em auxilio de cursinho preparatório para concursos. “O objetivo da instituição é muito maior do que a história que contei aos alunos, e eles puderam vivenciar isso”, finalizou.
Leonardo Caíque é um dos alunos que participou do evento. “Foi maravilhoso porque é um projeto que desenvolvemos durante um tempo, e ver na prática é incrível, muito bom ter esse contato com as crianças”.
Os alunos do Senac entregaram 12 fardos de papel higiênico, pacotes de fraldas, copos para medicações, e materiais didáticos, como lápis de cor, giz, massinha de modelar, e outros, que foram entregues às instituições por meio do projeto Laboratório Juventude.
Giovanna Lima