Terra Yanomami: Nicoletti cobra ação humanitária do Governo Federal para retirada de garimpeiros

Um grupo, composto inclusive de mulheres, já havia caminhado cerca de 20 dias e estavam próximos ao Rio Mucajaí na Terra Yanomami. – Foto: Ascom Parlamentar

O Deputado Federal Nicoletti, recebeu nesta semana, a denúncia do Instituto Roraimense dos Direitos Humanos relatando que havia um grupo de garimpeiros que estavam no meio da mata, enfermos e sem comida, solicitando socorro. O grupo, integrado inclusive por mulheres, caminhou cerca de 20 dias e estava próximo ao Rio Mucajaí na Terra Yanomami.

Imediatamente, o deputado Nicoletti oficiou o Ministério da Defesa e solicitou uma ação humanitária para resgatar esse grupo de garimpeiros e trazê-los de volta para os seus lares. De pronto, obteve o retorno do Comando Conjunto que determinou que a Força Aérea fosse acionada em Roraima para providenciar o socorro.

Na tarde de quarta-feira, 19, o deputado Nicoletti recebeu informações do Comando Amazônia e de pessoas próximas aos garimpeiros relatando que eles já haviam sido resgatados, foram conduzidos à Polícia Federal em Boa Vista e já estão no Hospital Geral de Roraima recebendo os cuidados necessários.

Logo no início das operações nas Terras Yanomâmis, em fevereiro de 2023, Nicoletti enviou ofícios ao Presidente da República e Ministros de Estado, solicitando urgentemente um plano de ação para a retirada digna dos garimpeiros das terras indígenas, e que fosse garantido segurança e transporte. Também enviou ofício ao Ministério Público Federal solicitando que eles estivessem presentes nesta operação garantindo que os direitos dos garimpeiros não fossem violados.

“Os direitos e garantias constitucionais valem para todos os cidadãos brasileiros, sejam garimpeiros ou indígenas, e devem ser respeitados”, afirmou Nicoletti.

Um dia após a cobrança de Nicoletti ao Ministério da Defesa e demais envolvidos na força tarefa, a Força Aérea Brasileira abriu “corredores aéreos” para permitir voos em trajetos e horários determinados, que viabilizaram a retirada dos garimpeiros da mata. Com o objetivo de possibilitar apoio logístico na retirada de garimpeiros, também foi autorizado outra alternativa aos garimpeiros, para saída por meio de barcos!

Deputado Nicoletti também apresentou emenda à Medida Provisória nº 1.164, que institui o Programa Bolsa Família, para possibilitar a inclusão e o atendimento prioritário das famílias afetadas pela declaração de Emergência em Saúde Pública na reserva Yanomami. Além dos indígenas, milhares de famílias foram atingidas, com desemprego e perda de renda.

“Solicitei uma contrapartida do Governo, seja por meio de Auxílio Brasil ou alimentação, para que essas famílias não fiquem desamparadas. Tenho defendido a regulamentação da mineração desde o início de meu mandato, pois sei da importância da renda gerada para a economia e para o sustento de muitas famílias de Roraima. Trabalharei pela aprovação da emenda e seguirei atuando em defesa da população, no Congresso Nacional. Contem comigo!”, completou Nicoletti.

 

 

Veja também

Topo