A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), realizou no sábado, 22, uma série de serviços de saúde para reeducandas da Cadeia Pública Feminina, no bairro Asa Branca.
Ao todo, a ação resultou na realização de 60 consultas oftalmológicas e 50 ginecológicas. Ambos os procedimentos foram executados por meio de equipes da Saúde Itinerante e Saúde Prisional da Sesau.
“É uma ação para resolver situações de demanda reprimida desses atendimentos na área de especializada, visto que existe uma série de dificuldades em questão de segurança”, afirmou o enfermeiro e diretor interino do Departamento de Políticas de Saúde Prisional, Eber Leon Pires.
Além da Cadeia Pública Feminina, a Saúde Itinerante também esteve presente no domingo, 23, na Cadeia Pública Masculina de Boa Vista, no bairro São Vicente, levando atendimentos oftalmológicos e psiquiátricos a cerca de 120 reeducandos daquela unidade.
“Por isso, levamos as especialidades diretamente in loco, garantindo a saúde desses reeducandos”, completou Pires.
Atenção especial
As ações para a população privada de liberdade em 2023 foram iniciadas no início deste mês, com a realização de um mutirão de saúde para reeducandos da PAMC (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo).
Na ocasião, foram realizados os serviços de verificação de sinais vitais, consulta com enfermeiros e médicos, distribuição de medicamentos para verminoses, tratamento de pele e cadastro no e-SUS, beneficiando 1.800 internos.
Para esta ação em específico, Sesau e Sejuc contaram com o apoio do Centro Universitário Estácio da Amazônia.
Suyanne Sá