Encerra nesta quarta-feira, 26, o ciclo de palestras nas Escolas Estaduais promovidas pelo programa Escola Segura, do Governo de Roraima. Ao todo, foram 58 escolas com mais de 40 mil alunos alcançados pela ação, resultado de uma parceria entre a PCCR (Polícia Civil de Roraima) e a Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
O governador de Roraima, Antonio Denarium, afirmou que a rápida intervenção do Estado visando neutralizar qualquer cenário de violência em ambiente escolar é de grande importância para garantir a segurança nas escolas, seja em quais frentes forem.
“Adotamos todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos estudantes e servidores das escolas. A nossa meta é coibir qualquer tipo de violência nas nossas escolas por meio de parceria das forças de segurança pública, a Secretaria de Educação e os próprios alunos e familiares”, ressaltou o governador.
De acordo com o diretor do Denarc (Departamento de Narcóticos), delegado Herbert de Amorim, que coordena o programa, foram nove dias com palestras nos períodos matutino, vespertino e noturno, onde foram levadas informações e falas de advertências voltadas para a conscientização dos alunos sobre ameaças e práticas criminosas dentro do ambiente escolar.
“Nosso trabalho é voltado à instrução de crianças e adolescentes sobre a responsabilização deles e dos pais em casos de violência e ameaça nas escolas. Foram dias intensos com palestras de prevenção que atenderam a uma média de 350 a 600 alunos por turno, em cada escola atendida. Foi um trabalho maravilhoso e que, com certeza, traz um ambiente mais seguro e respeitoso em nossas escolas”, disse o diretor.
Participaram da ação dez equipes com quatro policiais, entre eles agentes, escrivães e delegados, além de psicólogos da Dipse (Divisão de Desenvolvimento Psicossocial) da Seed.
“Terminamos essa fase com a certeza do retorno e a participação que presenciamos com as crianças e jovens. Foi surpreendente. Eles tinham muitas dúvidas e também puderam aprender a importância de um ambiente seguro para todos”, avaliou.
O delegado-geral Eduardo Wayner explicou que a Polícia Civil dispõe de policiais preparados e prontos para agir, seja no trabalho de investigação quanto na prevenção.
“Quando iniciaram as ameaças de ataques contra nossos alunos nas escolas, o governador Antonio Denarium agiu rápido com os gestores da Segurança Pública e da Educação. Enquanto a Polícia Militar assumiu o trabalho de segurança nas escolas, a Polícia Civil e a equipe da Seed foram às escolas para trabalhar com os alunos e professores. Além disso, identificamos os autores das mensagens de ameaças aos alunos, que estão sendo responsabilizados. Foi efetivamente uma parceria que deu certo”, disse Wayner.
Jéssica Laurie e Sandra Lima