A CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), unidade da Sesau (Secretaria de Saúde), encerrou na manhã desta quarta-feira, 26, a programação de qualificação de profissionais da saúde para o tratamento da Leishmaniose Cutânea Intralesional em Roraima.
Realizada em parceria com o Ministério da Saúde, a capacitação reuniu médicos e enfermeiros representantes de todos os municípios para praticarem o método de aplicação direta no ferimento do paciente. Apenas Caroebe não enviou profissionais para a ação.
Para o encerramento da atividade, a CGVS decidiu realizar uma aula prática com os participantes na UBS (unidade básica de saúde) do bairro Mecejana, em Boa Vista.
“É uma importância muito grande conseguirmos treinar e capacitar os municípios com essa medicação inovadora, que é a Miltefosina de uso oral”, afirmou a gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses, Ingrid Gomes.
De acordo com o médico infectologista e representante do MS, Armando de Oliveira, esta é a segunda vez que a capacitação é realizada em Roraima. A primeira ocorreu em 2019.
“A técnica está sendo muito bem aplicada aqui em Roraima, tivemos um ótimo retorno de cada médico e enfermeiro que conseguiu resolver o problema em áreas inacessíveis. Isso para nós é uma satisfação muito grande, ver o resultado sendo aplicado assim com sucesso e segurança”, frisou.
A clínica-geral da UBS de Caracaraí, Thandrea Carvalho, ressaltou a relevância do treinamento, uma vez que o Estado possui grande incidência para a doença.
“Sempre que o Estado convida a equipe de saúde do município de Caracaraí, nós participamos para levar novidades que melhorem o atendimento para os pacientes do nosso município”, comentou a participante.
Suyanne Sá