Secretária nacional de Aquicultura articula parceria com o IFRR

Profissionais do IFRR darão assistência na elaboração de projetos para comunidade indígena do Maturuca para captação de recursos junto à SNA. – Fotos: Gildo Jr

Depois de três dias conhecendo algumas áreas indígenas e rurais de Roraima, a secretária nacional de Aquicultura, Tereza Nelma da Silva Porto, e o diretor de Desenvolvimento e Inovação da SNA, Mauricio Pessoa, finalizaram nesta quarta-feira, 26, a programação no CAM (Campus Amajari) do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima), onde foram recepcionados com a tradicional dança indígena parixara.

Desde o início da semana, a secretária e o diretor estiveram em encontros e reuniões com piscicultores, indígenas, profissionais da área e gestores públicos, nos municípios do Amajari e Uiramutã, onde colheram diversas informações a respeito do setor aquícola local e, no encerramento das atividades, anunciaram a realização de uma parceria com o IFRR para beneficiar a Comunidade Indígena do Maturuca, no Município do Uiramutã.

A secretária nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, e o diretor de Desenvolvimento e Inovação da SNA, Maurício Pessoa, finalizaram a visita à Roraima no Campus Amajari do IFRR

“Firmamos um compromisso com a Comunidade do Maturuca para solucionar a deficiência com a captação de água e, assim, contribuir para o desenvolvimento da aquicultura na região. Para isso, vamos contar com a parceria de profissionais da área técnica e de ensino do IFRR na elaboração de projetos a serem encaminhados para a secretaria, que, a partir daí, poderá entrar com os recursos necessários para fomento da atividade no local”, explicou a secretária.

Além disso, também foi anunciado o lançamento de ações voltadas para a capacitação na área de assistência técnica e formação inicial em aquicultura em todo o País, sendo que o Estado de Roraima já foi confirmado como um dos beneficiados.

“Vamos oferecer uma capacitação nacional na categoria de multiplicadores destinada para o preparo de profissionais da área de gestão pública, que atuam com a análise de projetos e na elaboração de políticas públicas nessa área; e também estamos articulando com a Setec [Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica] a viabilização de cursos por meio do Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego], aproveitando a estrutura das universidades e dos institutos federais para oferecer mais uma oportunidade de formação com alta capacidade de geração de renda para nossa população, e o Instituto Federal de Roraima certamente também estará nessa com a gente”, informou Mauricio Pessoa.

A secretária Tereza Nelma fez questão de destacar ainda a importância do incentivo ao ensino em áreas indígenas e rurais com foco principalmente em atividades como a aquicultura, que ela considera ser uma importante alternativa de fortalecimento da economia, do combate à fome e da redução das desigualdades sociais.

“Sabemos que temos diversas realidades no Brasil, e um dos desafios é criar e desenvolver políticas públicas com olhar para essa diversidade, com ações regionalizadas, sempre buscando parcerias e apostando na capacitação. Um dos primeiros pontos que vamos buscar sanar é a deficiência na área da assistência técnica, mas pretendemos trabalhar duro para desenvolver um projeto de aquicultura familiar nacional, com um olhar regionalizado e contribuir com resultados para nosso país”, declarou a secretária.

A diretora-geral do CAM, Pierlangela Cunha, confirmou a colaboração com o trabalho de elaboração dos projetos necessários à captação de recursos para o desenvolvimento das atividades de aquicultura na Comunidade do Maturuca, no Uiramuta, e classificou essa visita como uma oportunidade importante para que a comunidade acadêmica do campus mais indígena do IFRR possa também contribuir, de certa maneira, para as políticas públicas nessa área.

“Apresentar a realidade do extremo norte do Brasil e tudo que é feito aqui no IFRR, em termos de ensino, pesquisa e extensão, é uma oportunidade única para nós, que buscamos sempre mais incentivo para a formação dos nossos e das nossas jovens, que depois poderão contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde vivem”, declarou a diretora.

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Figueira, analisou a visita da comitiva da SNA como estratégica para o Estado de Roraima, que tem um potencial significativo para a expansão das atividades de aquicultura, sendo essa uma oportunidade para as demandas locais também serem apresentadas para um olhar nacional.

“Sempre é muito importante que pessoas em posição de gestão em nível nacional tomem conhecimento da nossa realidade e de todo o trabalho desenvolvido por nós. Com essas visitas, temos mais oportunidade de tornar nosso estado conhecido, além de nossas demandas, aumentando as possibilidades de que nossas ideias e projetos sejam abraçados e ganhem apoio para o desenvolvimento e o cumprimento da nossa missão, que é trabalhar pela transformação social”, afirmou Nilra Jane.

 

 

Veja também

Topo