Nesta sexta-feira, 28, o Governo de Roraima promoveu 165 policiais entre oficiais e praças da Polícia Militar de Roraima, sendo 90 oficiais e 75 praças. A solenidade ocorreu no Comando Geral da PMRR e é alusiva ao dia 21 de abril, dia de Tiradentes, considerado patrono da instituição.
A ascensão na carreira representa para os militares a valorização profissional e vem junto mais responsabilidades, pois irão assumir posição de comando. Para a promoção, a corporação utilizou como critério o mérito intelectual e o tempo de efetivo serviço.
Desde que assumiu o Executivo estadual, o governador Antonio Denarium fez grandes investimentos nas forças de segurança pública do Estado, inclusive, com a realização do concurso e promoções.
“Hoje realizamos a promoção de 165 policiais militares, 90 oficiais e 75 praças. Somamos agora 2.487 promoções. Além disso, o Governo do Estado implantou o Polícia na Rua, maior programa de segurança pública ostensiva da história de Roraima. Agora temos também o programa Polícia na Escola, levando segurança para nossas escolas, nossas crianças, professores e familiares”, detalhou.
Nos últimos quatro anos, o Governo de Roraima realizou também, por meio da PMRR, diversos cursos de formação, habilitação e aperfeiçoamento.
“Hoje nós tivemos a promoção de 165 policiais, isso demonstra o reconhecimento do governador, e não seria possível se os militares não estivessem capacitados. Então, em cada promoção, o policial passa por um curso de aperfeiçoamento, um curso de formação no qual ele se prepara para a próxima função. Cada equipamento, viatura, armamento que chega, a Polícia Militar treina e atualiza esses policiais para operarem esses equipamentos”, destacou o comandante geral da PMRR, coronel Miramilton.
Em mais de 30 anos de serviço na corporação, o comandante Miramilton disse não ter presenciado tantos investimentos e valorização dos policiais.
“Ele já formou 988 policiais e 132 policiais estão em formação, totalizando 1.120 policiais, algo inédito nas últimas três décadas da Polícia Militar. Esse investimento tem proporcionado, independente da situação que o Estado vive, uma crescente redução dos índices de criminalidade “, destacou.
A policial Ligia Ramalho foi promovida ao posto de segundo tenente e falou sobre sentimento ao galgar mais um posto na carreira.
“O sentimento que fica é de agradecimento por ter esse reconhecimento. Após 15 anos de efetivo serviço prestado para nossa instituição, poder agora ostentar o primeiro posto ao oficialato que é de segundo tenente PMRR”, descreveu.
Também entre os promovidos, o tenente Prata Ventura recordou o caminho percorrido e destacou a responsabilidade após assumir o novo posto, agora como oficial.
“Acredito que chegar ao oficialato era o sonho de todos. Nós esperamos conseguir atender às expectativas dos comandantes superiores e cumprir da melhor forma o nosso papel como recém-promovidos, mas agora com mais responsabilidades, porque, além do bônus, tem ônus”, esclareceu.
Polícia Montada
Ainda durante a solenidade, mais 20 policiais da Cavalaria Montada concluíram as atividades do 6° Curso de Especialização em Policiamento Montado e estão preparados para reforçar o policiamento em Roraima por meio dessa modalidade.
A qualificação ocorreu no período de 2 de março a 20 de abril deste ano, com carga horária de 600 horas aulas. O objetivo principal do treinamento foi capacitar os policiais militares com conhecimento técnico específico na arte equestre, a fim de desenvolverem o policiamento ostensivo utilizando o cavalo como processo de policiamento.
O primeiro colocado do curso, agora apto, Anderson Ricardo Sganzerla, disse que vai colocar em prática o seu conhecimento adquirido durante o treinamento em benefício da população.
“Sentimento de muita alegria de conseguir concluir com êxito e com muita aprendizagem, poder empregar toda essa aprendizagem, toda essa carga de ensinamentos para proteger e defender o cidadão do estado de Roraima”, complementou.
Escola Segura e Polícia na Escola
O Governo do Estado, mesmo antes da crise no sistema escolar em outros estados, iniciou o ano letivo com o programa Escola Segura. Além disso, para prevenir crimes e violência nas escolas da capital, o Governo de Roraima criou o programa Polícia na Escola em tempo integral.
“Houve essa situação de ameaça nas escolas, mas de pronto a PM não deixou que nada de mal acontecesse ou que essa sensação de segurança fosse perdida. Muito pelo contrário, a gente está vendo baixar o número de ocorrências, isso só é possível por conta do investimento, do planejamento e do trabalho exímio que esses homens e mulheres propiciam à segurança pública todo dia”, garantiu o comandante geral da PMRR.
Wesley Oliveira