Profissionais enviados pelo Governo Federal concluem missão no Hospital da Criança

Após semanas de treinamentos, atualizações e troca de conhecimento, profissionais retornam às unidades de saúde de origem. – Fotos: Jonathas Oliveira

Após três semanas no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) despedem-se de Boa Vista, nesta semana. O reforço de enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e assistentes administrativos na maior unidade de atendimento infantil de Roraima se iniciou no dia 11 de abril, depois de reunião do prefeito Arthur Henrique, em Brasília.

Os 19 profissionais encaminhados pela Empresa Brasileira vêm de estados como Minas Gerais, Ceará, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Amazonas, Brasília, Tocantins e Rio Grande do Norte. De acordo com a diretora geral do Hospital da Criança, Francinete Rodrigues, o reforço da equipe EBSERH foi bem aproveitado pelos servidores do Hospital da Criança Santo Antônio.

“Foram dias muito produtivos com a equipe da EBSERH no Hospital da Criança, onde houve troca de conhecimento, informação e trabalho. Durante as últimas semanas, mais de 700 profissionais da unidade hospitalar receberam treinamentos e atualizações, além do reforço que nos deram na assistência médica, com plantões diurnos, e gestão do hospital”, avaliou.

A EBSERH é vinculada ao Ministério da Educação e presta serviços de assistência à saúde da comunidade, pois trata-se de uma rede de hospitais públicos do Brasil, 100% dependente da União. Segundo a coordenadora da residência multiprofissional do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Maria Alex Sandra, o reforço enviado ao Hospital da Criança é voltado para a mudança de olhar do atendimento à saúde.

“Nosso trabalho aqui em Boa Vista é multiprofissional, em linha horizontal, onde todas as pessoas são iguais, dentro de suas competências particulares. A EBSERH faz esse trabalho dentro dos hospitais universitários e a gente vem com essa proposta como uma bandeira que pode mudar o olhar do atendimento ao paciente pediátrico aqui no Hospital da Criança”, contou.

EBSERH no Hospital da Criança

Durante as últimas semanas em Boa Vista, profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares fizeram treinamentos em setores distintos do HCSA. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e assistentes administrativos alinharam pontos que podem contribuir com a qualidade do serviço de saúde ofertado na unidade infantil.

As capacitações, formações e atualizações dos servidores do HCSA ocorreram após reuniões com os profissionais da EBSERH e identificação de dificuldades enfrentadas na unidade hospitalar. Para o enfermeiro do Hospital da Criança, Ribamar Pereira, o dia a dia em uma unidade de saúde é corrido e as atualizações de conhecimentos das equipes são necessárias.

“A equipe EBSERH veio para somar com a gente, pois houve muita troca entre todos os profissionais durante essa passagem deles aqui no Hospital Santo Antônio. As capacitações que recebemos são extremamente relevantes para que a gente consiga ficar atualizado das novidades do mercado e assim, cuidar melhor dos nossos pequenos pacientes”, descartou.

HCSA em números

O reforço enviado pelo Governo Federal é resultado da articulação em Brasília, após aumento desproporcional da demanda na unidade hospitalar. Nos últimos meses, as crises Yanomami e imigratória venezuelana têm impactado diretamente na saúde municipal, pois os números de atendimentos nas unidades aumentam significativamente.

Nos primeiros meses de 2023, o Hospital da Criança Santo Antônio registrou 16.796 atendimentos gerais. Em análise ao cenário anterior e o atual, nos dois primeiros meses de 2022, a Emergência do HCSA recebeu 9.577 crianças, enquanto no mesmo período deste ano, o número registrado é de 11.618 atendimentos ao público infantil.

De janeiro até a março, foram 14.873 pacientes que receberam atendimento na unidade. No período de janeiro e fevereiro de 2022 foram internadas 600 crianças e no mesmo período deste ano, o quantitativo corresponde a 870 crianças, ou seja, no mesmo setor e no período equivalente o hospital atendeu 270 pacientes a mais. Do início do 2023 até março, o HCSA registou 1.120 internações.

Jaqueline Pontes

 

 

Veja também

Topo