Nesta quinta-feira, 11, completa um mês da implantação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi), no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). Esta etapa do plano de atividades conta com profissionais enviados pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), para trabalhar, em conjunto com a equipe municipal, a restruturação da unidade hospitalar.
O programa em Boa Vista busca garantir o acesso da população aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital, além de consolidar a restruturação da unidade hospitalar infantil. De acordo com a diretora-geral do Hospital da Criança, Francinete Rodrigues, uma série de reuniões têm sido executadas com a direção e coordenações do HCSA.
“O projeto com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz vem para nos orientar a estruturar e melhorar os processos de trabalhos aqui na unidade hospitalar, com um plano de ação principal e secundário. Neste momento, a equipe vem para Boa Vista, faz visitas aos setores do HCSA e discute os planos de ação traçados em estudos anteriores. A equipe do Hospital Oswaldo Cruz tem nos orientado nesse processo”.
Com a conclusão do projeto em dezembro, a saúde municipal de Boa vista deve ter uma rede de serviços mais fortalecida para seguir com os cuidados de média e alta complexidade do público infantil. A implantação do programa significa melhorar o atendimento, aumentar giro de cirurgias de procedimentos, diminuir dias de internação, melhorar as atividades da gestão, como farmácia.
Recursos em Brasília
O reforço enviado pelo Governo Federal é resultado da articulação da gestão municipal em Brasília, após aumento desproporcional da demanda na unidade hospitalar. As crises Yanomami e imigratória venezuelana têm impactado diretamente na saúde municipal, pois os números de atendimentos nas unidades aumentam significativamente.
Jaqueline Pontes