Em breve, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) terá uma piscina própria para treinamento de militares. Com previsão de entrega para junho deste ano, a obra está avaliada em R$ 1.078.259, sendo R$ 624 mil oriundos de emenda parlamentar do ex-deputado Federal e agora senador da República Hiran Gonçalves (PP), e vai beneficiar cerca de 520 bombeiros militares.
O senador comemora o andamento da construção e espera vê-la em plena utilização. “É um sonho antigo dos bombeiros militares, que completam 21 anos em 2023 e vão receber um presente para comemorar a maior idade”, brincou. “Quero reforçar meu compromisso com a corporação, que tanto respeito e admiro”.
A piscina está em construção no Centro de Ensino e Instrução do Bombeiro, no bairro 31 de Março e tem capacidade de até 5 metros de profundidade, permitindo aos militares um espaço adequado para a realização de cursos aquáticos, como salvamento e mergulho.
Até o momento, os treinos e cursos do Corpo de Bombeiros do Estado são realizados em piscinas de clubes e da Academia de Polícia Integrada, no bairro Canarinho. Para o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBMRR, Major Camilo Reolon, a construção dessa piscina vai trazer benefícios como tempo e disponibilidade para qualificar os militares. “No final, quem ganha com tudo isso é a população roraimense porque nossos militares estarão mais capacitados”, disse Reolon.
O subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gewrly Batista, é especialista em salvamento aquático e trabalha como mergulhador autônomo há mais de 15 anos. Ele sabe da importância de ter um local adequado para o aperfeiçoamento técnico das equipes. “Precisávamos construir uma piscina com as características necessárias para abranger a todas as formas de treinamento, inclusive o treinamento de mergulho, e o o senador Hiran Gonçalves, que é parceiro da nossa corporação desde o primeiro mandato como deputado federal, escutou o nosso pedido e mais uma vez destinou emendas para nos ajudar”, lembrou Batista.
Entre as aquisições de materiais com emendas parlamentares destinadas por Hiran Gonçalves estão compras de jet-skis, ambulâncias RUA (Resgate Urbano de Acidentados) e equipamentos de comunicação subaquática. Segundo Batista, o Corpo de Bombeiros planeja ampliar o uso da piscina através de projetos sociais para crianças e idosos. “Uma obra que será muito útil, não só para o corpo de bombeiros mas também para a população.”