Oficina de Personalizados e Produtos Serigráficos capacita jovens de Boa Vista à geração de renda

Atualmente são 50 jovens entre 16 e 21 anos que participam dessa iniciativa. – Fotos: Andrezza Mariot

A Prefeitura de Boa Vista, por meio do Projeto Crescer, está proporcionando oportunidades de capacitação e geração de renda para os jovens da cidade. Uma das iniciativas é a Oficina de Personalizados e Produtos Serigráficos, que conta com a participação de 50 jovens entre 16 e 21 anos. Com turmas pela manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, eles têm a chance de aprender técnicas de serigrafia e personalização de produtos, como camisas, canecas, porcelanatos e bordados.

O projeto não apenas ensina um ofício, mas também proporciona um ambiente acolhedor e de crescimento, onde os jovens se sentem valorizados e preparados para enfrentar os desafios da vida, adquirindo habilidades valiosas para um futuro profissional promissor.

Elton Lima, instrutor da oficina, explica que o Projeto Crescer teve início em 2001 e a Oficina foi incorporada em 2015. Ele ressalta que as atividades oferecidas têm um impacto significativo na formação dos jovens tanto no aspecto profissional quanto pessoal.

“O projeto vai além de ensinar os ofícios da serigrafia. Nós, instrutores, atuamos como pais, amigos e mentores dos jovens, que muitas vezes têm dúvidas e carências. Diariamente, promovemos rodas de conversa e focamos na geração de renda, preparando-os para o mercado de trabalho e também para a vida pessoal”, afirma Elton.

A experiência na oficina tem sido transformadora para os jovens participantes. Lorruã Matheus, de 18 anos, ingressou no projeto em março de 2022, buscando a oportunidade de aprender e ingressar no mercado de trabalho. Ele destaca a importância da oficina em seu desenvolvimento.

“Aqui, eu aprendi várias coisas, como design gráfico, serigrafia e bordado. São conhecimentos que vão somar com minha futura faculdade de Engenharia Civil. Estou aproveitando ao máximo o tempo na oficina para adquirir habilidades que serão úteis no futuro”, relata Matheus.

Bianca Pereira, estudante de 16 anos, também compartilha sua experiência positiva na oficina. Ela entrou para o projeto em 2022, após passar por um período de acolhimento. Bianca destaca o aprendizado contínuo e a variedade de oportunidades oferecidas pelo projeto.

“Aqui, temos a chance de aprender e adquirir diversos conhecimentos. Cada dia é uma descoberta e um novo aprendizado. Aprendemos não apenas as técnicas de serigrafia e personalização, mas também habilidades de comunicação, trabalho em equipe e empreendedorismo. É uma oportunidade incrível para crescermos como pessoas e profissionais”, compartilha Bianca.

Além do aprendizado técnico, os jovens também têm a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam na oficina. Alguns produtos confeccionados, como camisas estampadas e canecas personalizadas, são expostos pela Cooperativa Social do Projeto Crescer através de um perfil no Instagram. Além disso, o Projeto Crescer marca presença em feiras e eventos locais, onde expõe e vende os itens produzidos.

“A participação em feiras e eventos nos permite vivenciar o empreendedorismo na prática. É uma experiência enriquecedora, pois aprendemos a lidar com clientes, precificar nossos produtos e promover nosso trabalho. É gratificante ver o reconhecimento e a valorização do nosso esforço”, destaca Bianca.

Encomendas

Para ser um cliente da Oficina de Personalizados e Produtos Serigráficos, basta ligar para (95) 98414-0592 ou (95) 99118-6522. Vale destacar que 15% do lucro das vendas é da Cooperativa Social do Projeto Crescer e o restante é dividido entre os participantes da oficina, proporcionando uma renda a mais aos jovens aprendizes. Para saber mais, acesse o perfil no Instagram @cooper_crescer. 

Projeto Crescer

Em busca de diminuir a taxa de criminalidade, oferecendo oportunidade de crescimento no mercado de trabalho para jovens inseridos em atos violentos, disputas territoriais e envolvimento com o tráfico de drogas, o Projeto Crescer foi criado pela Prefeitura Municipal de Boa Vista em 2001. Atualmente, conta com cerca de 250 jovens que são atendidos com oficinas de diversas áreas, como arte, esporte, música, cursos profissionalizantes, entre outros. Todos recebem uma bolsa no valor de R$230

O Crescer possui 9 oficinas: Convivência, Esporte, Cultura e Lazer, Inclusão Digital, Panificação e Culinária, Produtos Serigráficos e Personalizados, Corte, Costura e Artesanato, Educação Ambiental e Compostagem, Sinalização e Educação para o Trânsito e Artefatos de Madeira e MDF.

Vitória Moura Carramilo

 

Veja também

Topo