A 18ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro está com inscrições abertas. Voltado para estudantes do Ensino Médio matriculados na rede pública de ensino, o projeto está com inscrições abertas até o dia 30 de junho.
O Parlamento Jovem Brasileiro está de volta em um novo formato, após uma pausa de dois anos causada pela pandemia. Com o tema “A Educação que Queremos”, a edição deste ano tem o intuito de promover uma experiência mais representativa, democrática e coletiva.
“Podem participar estudantes com idades entre 16 e 22 anos, regularmente matriculados no Ensino Médio, no Ensino Técnico, na modalidade Integrada ao Ensino Médio, assim como alunos que estão concluindo a escolaridade, inclusive na modalidade EJA [Educação de Jovens e Adultos] e não podem ter participado como deputado jovem em nenhuma outra edição do programa”, explicou a coordenadora do programa na Secretaria de Educação e Desporto, Maria Nilda Araújo Lima.
Os interessados precisam cumprir alguns pré-requisitos. A inscrição deve ser feita via formulário eletrônico disponível na Página Inicial — Portal da Câmara dos Deputados (https://camara.leg.br); deve ser anexado ao formulário os documentos pessoais, comprovante atualizado de matrícula e cópia de autorização dos pais, caso o candidato seja menor de idade.
Etapas
O Programa Parlamento Jovem Brasileiro é dividido em três etapas: local, estadual e nacional.
A etapa local é composta por uma jornada de aprendizagem cidadã, ou seja, os interessados concorrerão a 40 vagas por unidade da federação e participarão de um curso entre 24 de julho a 10 de setembro para se inscreverem nesta edição. As vagas serão preenchidas por meio de sorteio eletrônico.
Na segunda etapa, após participar do curso, o aluno vai elaborar um discurso. É nesta etapa que os alunos são escolhidos para participarem da etapa nacional que acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília. São apenas quatro vagas por Estado.
Os quatro escolhidos como deputados jovens para a etapa nacional, devem utilizar os discursos ganhadores para elaborar um vídeo que será encaminhado à Câmara dos Deputados.
Outro desafio é escolher um professor, de qualquer disciplina, para acompanhá-lo durante as atividades. Dos quatro, apenas um será escolhido para representar o Estado.
A Câmara dos Deputados custeará para os alunos e seus professores-apoiadores as despesas com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte para o evento em Brasília (DF) de 5 a 7 de dezembro.
Layse Menezes