Uma ação integrada realizada por agentes da PCRR (Polícia Civil de Roraima) lotados na SIOP (Seção de Investigação e Operação) da Delegacia de São João da Baliza e da PM (Polícia Militar) resultou no esclarecimento do assassinato do comerciante Paulo Roberto Ferreira da Fonseca, de 59 anos. O caso foi esclarecido em dez horas após o crime e duas pessoas foram presas em flagrante.
De acordo com informações prestadas pelo Delegado titular de São João da Baliza, Fernando Alves da Cruz, o crime ocorreu na madrugada de sábado, 27, quando o corpo do comerciante foi encontrado, em via pública.
Ele foi morto com golpes de madeira e ao lado do corpo foi encontrado um facão e pedaços de madeira tipo ripa.
Desde às primeiras horas após o corpo da vítima ter sido encontrado, a Policia Civil e Militar deram início às diligências a fim de identificar e prender os autores do crime.
“Inicialmente, a primeira informação que tivemos foi de que um homem havia chegado em uma festa falando que teria dado uns tiros perto do SESC, sendo este identificado como A.S.S. Nós o localizamos e, ao ser questionado sobre os tiros, ele informou que não era verdade. Porém, disse que havia discutido com três homens que estavam ouvindo som muito alto próximo a sua casa, ocasião em que a esposa dele, muito nervosa, relatou que não tinha sido seu marido quem tinha matado a vítima e sim os três homens que estavam na casa ao lado”, disse o delegado.
Após essas informações, ainda em diligências, os policiais identificaram os homens e os conduziram à Delegacia de São João da Baliza.
Um dos conduzidos, R.A.S., informou que foi a um bar da cidade, onde se encontrou com A.J.R.H., de 18 anos, e seu irmão J.G.R.H.
Segundo ele, a vítima teria chegado ao local e A.J.R.H., passou a lhe cobrar uma dívida no valor de R$ 50,00, quando começaram a discutir e, em seguida, a vítima deixou o local, retornando em seguida já armada com um facão.
O conduzido E.S.M., de 21 anos, confirmou os relatos e completou alegando que a vítima partiu para agredi-lo com o facão, ocasião que pegou um pedaço de madeira no braço da vítima a fim de desarmá-la, porém ela não chegou a cair ao chão. Neste momento, A.J.R.H. também armado com um pedaço de madeira, desferiu golpes na cabeça e costelas da vítima que já caiu no chão inconsciente.
Ainda segundo E.S.M. os irmãos A.J.R.H. e J.G.R.H tomaram rumo ignorado e ele e R.A.S., foram para uma conveniência onde amanheceram o dia.
Após a conclusão das investigações, o nacional E.S.M., foi autuado em flagrante delito pelo crime de homicídio e A.J.R.H., encontrava-se foragido. Entretanto, ele se apresentou na manhã deste domingo, 28, na delegacia de Policia Civil de São João da Baliza, ocasião em que foi qualificado e foi interrogado. Por ter se apresentado espontaneamente, o homem vai responder ao procedimento em liberdade.