Inicia nesta quinta-feira, 1°, a partir das 18h, no auditório do CRM-RR (Conselho Regional de Medicina de Roraima), o I CARPO (I Congresso da Associação Roraimense de Peritos Oficiais de Natureza Criminal).
O evento está inserido na programação de aniversário de 19 anos de institucionalização da PCRR (Polícia Civil de Roraima) e também é alusivo ao primeiro ano de existência da ARPO (Associação Roraimense de Peritos Oficiais de Natureza Criminal).
Com foco nas áreas de medicina legal, odontologia legal e perícia criminal, o congresso visa proporcionar conhecimento e intercâmbio científico para os profissionais da segurança pública, saúde, operadores do direito e a sociedade.
Os policiais civis interessados em participar do Congresso, podem fazer a inscrição junto à Escola de Governo do Estado, pois a ação está inserida no Programa de Capacitação Continuada da PCRR, para fins de promoção na carreira.
Durante dois dias esses profissionais estarão no auditório Nezeih Syagha, do CRM-RR, e poderão participar de conferências e mesa-redonda, além das apresentações sobre a atuação dos Institutos da Perícia Oficial de Natureza Criminal da PCRR, sendo eles o IML (Instituto de Medicina Legal) e ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida).
Para o perito odontolegista, Antonio Medeiros e, também, presidente da ARPO, o Congresso é um marco para o Estado de Roraima, pois estarão sendo congregados conhecimentos para toda a sociedade, em que muitos se inspiram para prestar concurso público nas carreiras periciais.
“Em 19 anos de Polícia Civil, esse é primeiro Congresso nas áreas de Medicina Legal, Odontologia Legal e Perícia Criminal. A expectativa é de que ele seja prestigiado por profissionais de inúmeras áreas de atuações, bem como autoridades de diversos Poderes. Além de Conferencistas com notório saber e elevada titulação acadêmica, tais como Especialistas, Mestres, Doutores e Pós-Doutores. Com certeza um marco para a história de Roraima, e sem custo para o participante”, disse.
Programação
Mesa Redonda
A programação prevê, às 18 horas, a recepção, acolhimento e credenciamento. Às 19h será realizada a abertura oficial do Congresso. Às 20h será realizada uma Mesa-Redonda, com o tema: “A relevância da Perícia Oficial de Natureza Criminal para a Sociedade”. As ações do primeiro dia se encerram às 22h30.
Conferências
No dia 2, o evento terá início às 15h, quando ocorrerão as conferências até às 18h sobre Medicina Legal, Odontologia Legal e Perícia Criminal.
As conferências serão ministradas pelos peritos oficiais de natureza criminal, Andréa Sant’Ana, Antonio Medeiros, Francisco Farias, Gilberto Carvalho, Levindo Oliveira, Márcio Almeida e Rodrigo Matoso.
Às 18h30 haverá apresentações das Direções dos Institutos de Medicina Legal e Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida. Às 21 horas, o evento será encerrado.
Homenagem
Durante o evento será realizado ainda uma homenagem ao fotógrafo Roberto Nogueira que, por anos, atuou como fotógrafo forense no IML, nas áreas de medicina e odontologia legal, pelos relevantes serviços prestados à Instituição.
Parcerias
Para a realização do evento, a Arpo contou com várias parcerias, dentre as quais o Governo de Roraima, por meio da Polícia Civil de Roraima, a Segad (Secretaria da Gestão Estratégica e Administração), a Escola de Governo de Roraima, a Secom-RR (Secretaria de Comunicação), o Conselho Regional de Medicina, o Laboratório Boa Vista, a Pharmapele Farmácia de Manipulação e a Faculdades Cathedral.
Jéssica Laurie e Sandra Lima