Tribunais de Justiça da Amazônia trocam experiências sobre práticas sustentáveis

Participantes compartilharam casos de sucesso, projetos inovadores e medidas efetivas que contribuíram para a conscientização e a adoção de práticas sustentáveis nos respectivos tribunais. – Foto: Nucri/TJRR

O III Encontro de Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico foi realizado pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), nesta terça-feira, 6, como parte das atividades da 7ª Semana do Meio Ambiente. O evento ocorreu de forma remota e promoveu a troca de experiências entre magistrados e servidores que atuam na área de política socioambiental em cada tribunal. O foco principal das discussões foi a sustentabilidade, visando aprimorar as práticas adotadas pelos tribunais em relação à proteção e preservação do meio ambiente na região amazônica.

Durante a reunião, foram discutidas diversas iniciativas implementadas pelos Tribunais de Justiça presentes. Os participantes compartilharam casos de sucesso, projetos inovadores e medidas efetivas que contribuíram para a conscientização e a adoção de práticas sustentáveis nos respectivos tribunais.

Entre as boas práticas destacadas estiveram a mudança da matriz energética dos tribunais para uso da energia solar. O TJRR foi pioneiro e hoje conta com 100% de seus prédios alimentados por energia renovável, por meio do Programa Lumen. Também foram debatidos temas como a adoção de processos eletrônicos para reduzir o consumo de papel, a implementação de políticas de economia de energia e água, a promoção de capacitação e conscientização sobre questões ambientais para magistrados e servidores, e a parceria com instituições e organizações socioambientais locais.

Além disso, os participantes discutiram a importância do papel do Poder Judiciário na defesa do meio ambiente e da biodiversidade da região amazônica. O presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJRR, juiz Jarbas Lacerda de Miranda abriu o evento, conduzido pela chefe do Setor de Gestão Socioambiental e Acessibilidade do TJRR, Ana Lívia Sá.

Para ela, o encontro proporcionou um espaço de aprendizado e fortalecimento das ações ambientais promovidas pelos tribunais, além de incentivar a colaboração e a cooperação entre eles. A troca de experiências e conhecimentos permitiu identificar novas oportunidades e desafios, impulsionando a busca por soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis.

Programação

Nesta quarta-feira, 7, o Poder Judiciário fará uma Blitz Sustentável. Servidores e estagiários do Setor de Gestão Socioambiental e Acessibilidade percorrerão as unidades do Tribunal de Justiça dando orientações em relação ao consumo consciente de papel, café, água e energia elétrica.

A programação segue na próxima semana. Na segunda-feira, 12, será realizada uma palestra sobre “Energias Renováveis e Alternativas para a Redução da Dependência de Combustíveis Fósseis”, às 9h, na sala 415, localizada no quarto andar do prédio administrativo, podendo ser acompanhada pelo canal do TJRR no Youtube.

No último dia de programação, 13 de junho, será realizado um Bazar e uma Feira de Orgânicos, no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva.

O Bazar é uma oportunidade para desapego de itens como roupas, sapatos e acessórios entre servidores do Tribunal, e os interessados em participar podem se inscrever no link: https://forms.gle/AAkajuBT1QUYqDSM7. Já durante a Feira de Orgânicos, a Associação Camponesas do Lavrado vai comercializar uma série de produtos orgânicos como frutas, legumes e vegetais.

 

Veja também

Topo