Resíduos que se avolumariam no Aterro Sanitário da cidade são destinados para reciclagem fora do estado e se tornam matéria-prima para novos produtos, reduzindo também a exploração de mais recursos
Apesar de não haver usina de reciclagem em Roraima, a redução do lixo que poderia ir diretamente para o meio ambiente pode ocorrer com a ajuda das cooperativas de catadores. Em Roraima, existem cooperativas e associações que se dedicam especificamente à coleta de resíduos sólidos, como papel e papelão, para serem destinados à reciclagem fora do estado, mais precisamente em Manaus, Amazonas.
A comunidade do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) já contribui para essa redução. No CBV (Campus Boa Vista), pioneiro nesse tipo de atividade na instituição, é entregue, desde 2019, mensalmente, para a cooperativa Terra Viva uma média de 50 quilos de resíduos, entre papel e papelão. Esse material, que, se fosse descartado em coletores comuns, pararia no Aterro Sanitário, aumentando o volume de lixo no local, sem qualquer tipo de tratamento, é empilhado e enviado para empresas que trabalham com reciclagem na capital amazonense, resultando na transformação em matéria-prima para novos produtos.
Segundo a professora Cristiane Oliveira, que atua no curso de Saneamento Ambiental do CBV, são realizadas continuamente diversas ações no campus voltadas para a questão da sustentabilidade ambiental, algumas motivadas pela grande preocupação com a redução da geração de resíduos no local e com a destinação correta desse material.
“Aqui no CBV, atuamos com cuidado, desde a contratação de empresas que trabalhem baseadas na sustentabilidade para a execução do serviço até a deflagração de campanhas para economia de água e energia, redução do uso de papel, optando por comunicações eletrônicas; redução de copos descartáveis, destinação correta de resíduos, entre outras ações. A parceria com a cooperativa vem dando certo e, muitas vezes, até aumentamos a doação do material, quando realizamos atividades concentradas, como o Dia D do Descarte, por exemplo”, comentou Cristiane.
Outra unidade de ensino do IFRR que vem atuando em parceria com cooperativas e associações de catadores é o CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste), que também optou pelo recolhimento desse tipo de material no campus para doação e destinação correta.
Dicas para você reduzir o uso do papel:
– Analise o real interesse da impressão antes de fazê-la;
– Se existir estoque de papel no seu local de trabalho, priorize sua utilização até o fim, antes de realizar novos pedidos;
– Lembre-se de utilizar, sempre que possível, os meios digitais disponíveis para redigir textos e compartilhá-los, como o Google Documentos, o e-mail, entre outros;
– Priorize a comunicação eletrônica.
* Se houver resíduos de papel e papelão, procure uma cooperativa que faça a destinação do material de forma adequada.