O especial “Cannabis medicinal: o uso terapêutico do canabidiol” estreia segunda-feira, 12, na TV Assembleia (57.3), às 13h30. O documentário, que também será veiculado no canal do Poder Legislativo no YouTube (@assembleiarr), busca informar sobre os benefícios dos remédios à base de cannabis pela perspectiva de pacientes e profissionais que estudam o uso desses medicamentos.
O repórter Willians Dias, responsável pela produção do filme, destaca a importância da discussão do uso medicinal da cannabis. “A TV Assembleia busca discutir pautas de cunho social. No documentário, trazemos entrevistados de Roraima que usam o canabidiol e a perspectiva de roraimenses que moram fora do país, onde essa questão já é mais difundida, além dos doutores Calvino Camargo e Wilson Lessa”, disse.
Um dos entrevistados por Willians Dias é Hermes Martins, servidor público e tio de um adolescente de 16 anos que faz uso de medicamento à base de canabidiol. “A gente, como família, sabe que ele sempre vai ser especial. É uma vitória ver uma criança que passou muito tempo na cama e na cadeira de rodas ter hoje em dia essa qualidade de vida, poder se levantar e fazer as coisas dele sozinho. Cada um desses detalhes é importante na nossa caminhada.”
A TV Assembleia trabalha com o objetivo de informar e trazer à tona pautas sociais que são importantes para a realidade do Estado. Os documentários produzidos sob a orientação da Superintendência de Comunicação, são o maior exemplo desse compromisso social.
Camila Dall’Agnol, diretora da Rádio Assembleia e da TV Assembleia, explica o processo de escolha dos temas abordados.
“Todo mês, buscamos estrear dois documentários ou materiais especiais. No caso do documentário ‘Cannabis medicinal: o uso terapêutico do canabidiol’, o assunto surgiu em razão de uma audiência pública promovida pela deputada Catarina Guerra [União Brasil] para debater a situação dos roraimenses que usam medicamentos à base dessa substância. Já existem alguns medicamentos que são aprovados pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], mas o sistema público não fornece, porque ainda são necessários muitos estudos. Dessa forma, a gente viu aí a necessidade de trazer também para a nossa realidade esse assunto”, ressaltou Dall’Agnol.
A Superintendente de Comunicação, Sônia Lúcia Nunes, reitera a importância da emissora legislativa discutir e informar sobre o assunto.
“Desde que a TV Assembleia entrou no ar, temos dado espaço na nossa programação para discutir temáticas como essa. E a gente se utiliza dos documentários para fazer isso, para esclarecer melhor para a população como vão funcionar determinados projetos que são aprovados na Casa. O documentário sobre o uso medicinal do canabidiol é mais um desses, porque tem um tabu, existe um preconceito e nada melhor do que a informação para a gente fazer com que as pessoas entendam os benefícios para as famílias que necessitam”, destacou a superintendente.
“Cannabis medicinal: o uso terapêutico do canabidiol” será transmitido pela TV Assembleia às 13h30 do dia 12 de junho e no mesmo dia e horário estará disponível no canal da ALE-RR no YouTube (@assembleiarr).
João Gabriel Grana