Nesta quarta-feira, 14, a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, apresentou o balanço de investimentos do 1º quadrimestre deste ano, período que compreende janeiro a abril, na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV). Ações desenvolvidas na Atenção Primária, Especializada, Vigilância em Saúde e Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) foram apresentadas aos parlamentares, além de obras em andamento.
Com gráficos, planilhas, fotografias e matérias jornalísticas veiculadas, a secretária apresentou a receita da saúde municipal acompanhada da origem dos recursos financeiros. Metas e indicadores da Pasta foram apontadas, além do quantitativo de atendimentos na Capital. De acordo com Regiane Matos, a prestação de contas é importante para a população ter ciência do destino dos recursos da saúde.
“Esse momento é para a gente apresentar, de forma transparente, para a população o que a Prefeitura de Boa Vista tem feito com relação aos investimentos na área da saúde neste primeiro quadrimestre de 2023. Os vereadores recebem demandas da população e é indispensável poder esclarecer de forma objetiva, por meio da prestação de cotas, todas as ações desenvolvidas na gestão municipal”.
Durante a apresentação do balanço, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde abordou dificuldades que a atual gestão tem enfrentado, como o impacto da crise sanitária Yanomami e migratória venezuelana. Para o vereador Zélio Mota, mesmo com os obstáculos na oferta dos serviços de saúde, a prestação de contas aponta que a Prefeitura de Boa Vista tem garantido direitos dos cidadãos.
“As ações municipais foram colocadas aqui para todos os vereadores analisarem e é preciso salientar a importância de todas essas ações que a Prefeitura vem realizando para garantir direitos fundamentais para toda a nossa população. A Câmara Municipal é representante do povo e aqui é o momento de tirarmos todas as dúvidas e trazer os prognósticos do futuro da nossa saúde pública”.
Ampliação da Atenção Básica
Além do balanço, a equipe técnica da Secretaria de Saúde apresentou aos vereadores, a implantação de um projeto-piloto que visa ampliar a cobertura de atenção primária em Boa Vista. Desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, a proposta busca possibilitar o atendimento efetivo durante 12 horas por dia nas unidades básicas e aumentar a capacidade de atendimentos.
Jaqueline Pontes