HGR promove nova ação sobre descarte correto de resíduos de saúde

Foram orientados, de forma prática, os profissionais que atuam nos diversos setores do hospital, bem como pacientes internados e seus acompanhantes.. – Fotos: Brenda Lima

Para garantir a segurança hospitalar de pacientes, o HGR (Hospital Geral De Roraima Rubens de Souza Bento) tem promovido desde o início deste ano uma série de ações educativas com foco no descarte correto dos chamados resíduos de saúde.

Nesta sexta-feira, 16, a unidade encerrou mais uma atividade sobre o tema, orientando de forma prática os profissionais que atuam nos diversos setores do hospital, bem como pacientes internados e seus acompanhantes.

“Do início desta semana até ontem, 15, nós realizamos uma visita nos setores da unidade, para dar uma pequena palestra sobre o que temos realizado para tentar diminuir o descarte incorreto desses materiais, justamente para que eles tenham a compreensão do que é ou não infeccioso”, destacou a técnica de enfermagem da GRSS (Gerência de Resíduos de Serviços de Saúde) do HGR, Maria Gorete do Nascimento.

Reforçando cuidados

Durante os dias de ação, a equipe da GRSS esteve reforçando junto ao quadro profissional da unidade a importância da segregação do lixo hospitalar, uma vez que todos os resíduos que adentram o hospital também acabam indo para o meio ambiente.

Dessa forma, cabe ao servidor de saúde realizar o manejo, o acondicionamento e descarte correto de tais itens, obedecendo aos parâmetros da Resolução da Diretoria Colegiada nº 222/18 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), da Resolução 358/05 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e da Norma Regulamentadora nº 32 do Ministério do Trabalho e Previdência.

A estagiária do curso de enfermagem, Chayane Lima, estava visitando o HGR quando se deparou com a entrega de panfletos nos corredores da unidade. Para ela, o assunto deve ser sempre reforçado, dada a importância que ele possui.

“Trabalhamos nos setores, mas muitas pessoas não conhecem as caixas de resíduos, tanto infectantes como o químico. Elas sempre se atrapalham e jogam o lixo no local errado”, pontuou.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo