Parlamentares buscam no Itamaraty desentrave na política de exportação de alimentos para a Venezuela

Um encontro com o ministro de Relações Exteriores ocorreu nesta segunda-feira em Brasília, após possíveis boicotes a mercadorias de empresários brasileiros na última semana. – Foto: Ascom/Parlamentar

O senador Dr. Hiran Gonçalves (Progressistas), coordenador da Bancada Federal de Roraima, participou de uma reunião com o ministro Mauro Vieira, acompanhado por representantes da Assembleia Legislativa de Roraima. O encontro foi motivado pelos relatos de empresários sobre prejuízos na exportação de produtos como frios e embutidos para a Venezuela.

“É uma situação insustentável. É algo inexplicável e que me preocupa muito. Pedimos uma posição clara do Governo brasileiro para resolvermos essa questão”, explicou Gonçalves. Segundo o senador, até quarta-feira (21), haverá uma posição definitiva sobre assunto.

O que falta, ressaltou o parlamentar, é o cumprimento dos acordos bilaterais, pois isso afeta empresários e trabalhadores. Durante o encontro, também foram discutidos outros pontos, como o impacto da imigração venezuelana em Roraima, considerada um dos maiores êxodos humanos da América Latina.

Desde o agravamento da crise política, econômica e social na Venezuela, estima-se que mais de 6 milhões de pessoas tenham migrado para outros países, sendo o Brasil, via Pacaraima, cidade fronteiriça com a Venezuela, o principal destino.

Empresários relatam que, desde janeiro, têm enfrentado mudanças nos acordos de exportação no país vizinho. Na última semana, toneladas de embutidos foram distribuídas para cidadãos brasileiros e venezuelanos em Pacaraima e uma parte em Boa Vista. Parte da carga foi descartada no único aterro sanitário da capital de Roraima.

 

 

Veja também

Topo