A XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) encerra sua programação em Roraima nesta quinta e sexta (22 e 23), na Universidade Federal de Roraima (UFRR), trazendo uma mesa redonda e um minicurso que abordarão a importância da divulgação científica.
A mesa redonda ocorre nesta quinta-feira, 22, no auditório do Colégio de Aplicação (CAP/UFRR) e terá como tema: “A importância da Divulgação Científica para a formação universitária”. A ação contará com a participação das doutoras Ivanise Rizzatti, coordenadora institucional da SNCT em Roraima, Isabel Martins, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Natália Flores, representante da Agência Bori, agência de notícias especializada em divulgação científica.
Na sexta-feira, 23, Natália Flores retorna à UFRR, para ministrar o minicurso sobre “Divulgação Científica para a imprensa: por que e como fazer?”. A atividade ocorrerá no auditório do Centro de Estudos da Biodiversidade (CBio/UFRR), a partir das 9h. Quem tiver interesse nesta atividade deve se inscrever previamente, preenchendo o formulário eletrônico disponibilizado pela organização do evento, a inscrição é gratuita. O público alvo deste minicurso são profissionais de imprensa, acadêmicos de Comunicação e pessoas interessadas na produção de conteúdo relacionado a divulgação científica.
A coordenadora geral da SNCT em Roraima, professora doutora Bianca Boldrini, reforçou a importância do debate sobre a divulgação científica e como essas duas atividades contribuirão para o fortalecimento dos pesquisadores a da produção científica feita em Roraima.
“Nós queremos inquietar as pessoas para a questão dos espaços para divulgação científica dentro dos centros de pesquisa, ensino e extensão, para que os alunos possam, desde sua formação, aprender a como fazer a divulgação, popularização e democratização de suas pesquisas científicas. Precisamos levar os conhecimentos que recebemos dentro desses centros de pesquisas para todos. Afinal de contas, a ciência é feita para e pelo povo”, afirmou.
Bianca também reforçou a importância da parceria entre cientistas e jornalistas para esse tipo de divulgação, e a necessidade da participação dos profissionais de imprensa e dos estudantes de comunicação no minicurso que ocorrerá na sexta-feira.
“Queremos trazer essa possibilidade para que pesquisadores, população e a imprensa local se especializem ou, pelo menos, aprendam um pouco sobre o que é fazer uma divulgação científica. Existem termos dentro desse ramo que precisam ser esclarecidos e para isso vamos contar com o apoio da pesquisadora Natália Flores, que trará seu conhecimento e mostrará o trabalho que é realizado pela agência Bori”.
Além de Boa Vista, esta última semana da XVI SNCT em Roraima também realizou atividades no município de Rorainópolis, o qual recebeu um curso sobre transferência de tecnologia, com participação de membros da Embrapa Roraima. As atividades do evento tiveram início em outubro do ano passado e já visitaram todos os municípios de Roraima.
A XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Roraima é organizada pelos professores Rafael Boldrini, coordenador científico, Bianca Boldrini, coordenadora geral, e Ivanise Rizzatti, coordenadora institucional, em parceria com a UFRR, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Embrapa Roraima, Museu Integrado de Roraima, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O projeto conta com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).