O vice-prefeito de Pacaraima, Simeão Peixoto (PV), participou em Brasília, de uma reunião na manhã de quarta-feira, 21, juntamente com a titular da Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social), Tânia Soares e servidores do Governo Federal Niusarete Lima (MDS), Rodrigo Portella (MJ), Diego Alves (MDHC) e Clarissa Carmo (MDHC).
Na pauta, a discussão das questões que afligem o estado de Roraima, principalmente o município de Pacaraima, de políticas públicas para a regularização fundiária do município, para o acolhimento dos imigrantes venezuelanos, dos direitos humanos para os imigrantes, para os vulneráveis que residem em Pacaraima e também construir uma nova visão de um comitê para debater a crise da imigração em Roraima, especialmente em Pacaraima.
“Foi uma reunião muito importante, avançamos em vários pontos e será criado um novo grupo de trabalho dentro do Governo Federal. Agora as discussões que eram tratadas apenas por parte do Governo Federal, a partir dessa reunião, também serão realizadas juntamente com o estado de Roraima e o município de Pacaraima, pois foram inseridos dentro desse processo de discussão”, disse Simeão Peixoto.
“Lembrando que até então nunca fomos ouvidos, nem o estado de Roraima, nem o município de Pacaraima nas discussões das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do acolhimento dos venezuelanos. Foi a primeira vez que conseguimos ser ouvidos, depois de 5 anos”, ressaltou Peixoto.
“Será um trabalho a ser feito de forma tripartite entre Governo Federal, Estadual e Municipal, para tratarmos e avançarmos em diversos pontos para resolvermos os problemas inerentes à situação da população indígena, local e dos imigrantes. Dessa forma, teremos um resultado positivo”, destacou o Vice-Prefeito.
Simeão Peixoto afirmou que a presença da Secretária Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima, Tânia Soares, foi fundamental nas falas e discussões da reunião.
Márcio Coelho