Viva a Limpeza! A marca da Prefeitura de Boa Vista no dia a dia da cidade também está presente no Maior Arraial da Amazônia. A quadrilha junina dos “verdinhos” dá um show à parte em todas as noites da festa, em especial no tablado da Arena Junina.
Com suas vassouras e sacos plásticos em mãos, eles seguem o comando do ‘anarriê’ e no quesito animação e limpeza, é nota 10. Quem chega na festa ou vai para casa tem a mesma sensação: a festa está linda e sempre limpa!
São 24 agentes de limpeza por noite atuando durante o Boa Vista Junina. “Nosso trabalho é muito importante. Eu faço com maior prazer. Saber que a festa está sempre bonita e a gente contribui para esse resultado dar orgulho”, disse Maria Rosana Trindade, uma das integrantes da turma dos verdinhos.
Para Rafael dos Santos Rios, participar da limpeza da festa é um momento “pra lá” de especial. “É muito gratificante trabalhar no arraial. São dias maravilhosos, onde as pessoas se divertem e nós, trabalhadores da limpeza, estamos sempre prontos para deixar a festa limpa e bonita. As famílias vêm prestigiar e a festa está limpa do início ao fim”, destacou.
O secretário de Serviços Públicos, Thiago Amorim explicou que as equipes foram ampliadas e distribuídas por turno durante o Boa Vista Junina. E que todo processo de limpeza da praça Fabio Paracat, onde acontece o arraial, assim como dos banheiros químicos e fixos do local, possibilita que os visitantes tenham uma festa de qualidade, sempre limpa e saudável.
“Todos os anos, as equipes de limpeza fazem um trabalho antes do evento, que é uma limpeza geral. E as equipes são ampliadas durante o evento. Temos gente trabalhando durante o dia, durante o evento e após o evento. Os sopradores (equipamento utilizado pelas equipes) são usados na Arena Junina, onde acontece as apresentações das quadrilhas, para agilizar o processo de limpeza e assim garantir que as quadrilhas se apresentem com um tablado sempre organizado”, explicou.
O Boa Vista Junina é sustentável
O Maior arraial da Amazônia conta ainda com uma ação ambiental: a coleta seletiva. Nada se perde! Todo material reciclável que é coletado dentro da festa é destinado à duas associações de catadores: Associação de Catadores Terra Viva e Associação Global.
Na festa, estão disponíveis 13 containers para lixo comum e 5 para coleta seletiva, ambos com capacidade para 1 tonelada. Também há dois pontos de coleta disponíveis para quem quiser descartar materiais recicláveis. Além de uma tenda para orientações sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que está em execução na capital.
Shirleia Rios