Hemoraima: Mais de 13 mil doações de sangue foram realizadas no Estado em 2022

O feito coloca o Hemoraima em posição de destaque entre os hemocentros espalhados pelo país. – Fotos: Ascom/Sesau

Um levantamento do Ministério da Saúde apontou que Roraima foi um dos Estados brasileiros que mais receberam doações de sangue ao longo do ano de 2022. A informação foi revelada nesta quinta-feira, 22.

Conforme o órgão ministerial, foram contabilizadas 13.830 doações de sangue. O feito coloca o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) em posição de destaque entre os hemocentros espalhados pelo país.

Ainda segundo o MS, aproximadamente 1,4% da população do país realiza doação de sangue, o que representa 14 voluntários para cada mil habitantes, e um total de 3.159.774 doações de sangue por ano.

“Nós comemoramos esse número, principalmente levando em consideração que depois de um surto pandêmico, o Estado realizou um planejamento para retomar a regularidade das doações de sangue. A nossa expectativa para este ano é aumentar ainda mais esses números”, destacou a diretora-geral do Hemoraima, Patrícia Veríssimo.

Parcerias

Para chegar a esse resultado, a equipe do Hemoraima realiza um trabalho conjunto para garantir a regularidade do estoque, principalmente no inverno, época que costuma impactar na presença de doadores voluntários.

Na manhã desta sexta-feira, 23, por exemplo, a unidade recebeu o apoio de militares da 1ª Bda Inf Sl (1ª Brigada de Infantaria de Selva) e da primeira turma de alunos da GCM (Guarda Civil Municipal) de Pacaraima.

“É muito importante para o Hemoraima a realização dessas campanhas, tendo em vista que isso ajuda a aumentar o nosso estoque. Estão acontecendo muitas cirurgias eletivas no HGR e essas parcerias estão nos ajudando bastante”, enfatizou a assistente social voluntária da unidade, Terezinha Khan.

Representando o 1º Pelotão de Comunicação de Selva, o 3º Sargento Caíque dos Santos, de 24 anos, ressaltou a importância de outros colegas no apoio das ações de doações de sangue.

“Nossa motivação é poder ajudar o próximo e temos essa consciência de que por mais estivermos bem, sempre tem pessoas que precisam da doação de sangue”, pontuou.

Além das Forças de Segurança, o Hemoraima também recebeu a visita de servidores do TCE-RR (Tribunal de Contas do Estado de Roraima), por meio da campanha “Não é à toa que São João rima com Doação!”.

A conselheira Simone Souza salientou que os estagiários e trabalhadores de empresas terceirizadas que prestam serviços para instituição também demonstraram interesse em ajudar na ação.

“Aderir a iniciativas como essa, chamando servidores, colaboradores e os nossos conselheiros, fazendo este ato de amor ao próximo. Fico muito feliz em contribuir com a doação e acredito que o mais importante é fazer a nossa parte, e incentivar a população a participar”, afirmou Simone.

Faça parte

As instituições interessadas em se tornar parceiras do Hemoraima devem procurar o setor de captação da unidade, que fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo