Roraima possui maior crescimento no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do Brasil, aponta IBGE

Roraima é o Estado que mais cresceu, seguido de Sergipe, com aumento de 25%. Já o Rio de Janeiro foi o Estado com o menor crescimento, com 5,6%. – Foto: Secom-RR

Uma atualização de indicadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que medem a qualidade de vida da população brasileira, publicada nesta sexta-feira, 23, aponta que Roraima teve crescimento de 32% no IDS (Índice de Desenvolvimento Social). Com isso, Roraima se tornou o Estado com maior destaque no Brasil.

A atualização tem como base os dados da última edição da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), que compreende o período entre 2017 e 2018, bem como a pesquisa anterior, que compreende 2008 e 2009.

“Essa é mais uma prova de que Roraima está dando certo em todos os sentidos. Temos um Estado com economia forte, alta geração de emprego nos últimos quatro anos e com ações de Governo que trazem uma maior qualidade de vida para a população. Podemos afirmar, com toda a certeza, que Roraima é o Brasil que deu certo”, destacou o governador Antonio Denarium.

O IDS considera em seu cálculo a RDFPC (Renda Disponível Familiar Per Capita), que avalia o progresso socioeconômico a partir da renda, e o IPQV (Índice de Perda de Qualidade de Vida), que aponta as privações enfrentadas pela população. No caso do IPQV, foi registrada a maior redução do índice no período, com queda de 47,0%.

O secretário-adjunto de Planejamento e Orçamento, economista Fábio Martinez, ressalta que Roraima passou a ser referência nacional em relação a melhoria de qualidade de vida, geração de empregos, postos de trabalhos formais, queda da taxa de desemprego e uma melhoria na renda domiciliar per capita. Tal fato é refletido em estudos como o apresentado nesta sexta-feira pelo IBGE.

“Isso é reflexo justamente da melhoria da qualidade de vida, do ambiente empresarial e do crescimento econômico pujante que a gente tem em Roraima e é estimulado pelo governador Antonio Denarium. Isso acaba sendo destaque não só internamente, mas também como referência nacional de melhoria econômica, de qualidade de vida”, reforçou Martinez.

Acima da média nacional

O estudo do IBGE aponta que o Brasil teve um crescimento de 12,8% no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico. Assim como o País, todos os Estados tiveram crescimento no índice.

Roraima é o Estado que mais cresceu, seguido de Sergipe, com aumento de 25%. Já o Rio de Janeiro foi o Estado com o menor crescimento, com 5,6%.

Ayan Ariel

 

Veja também

Topo