O Centro Universitário Estácio da Amazônia já está recebendo os trabalhos científicos de pesquisadores interessados em participar da próxima edição da Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico. Para submeter trabalhos científicos para publicação na revista, é necessário se cadastrar no site, e clicar em ‘enviar submissão’.
Recentemente, a revista da Estácio da Amazônia alterou sua classificação pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Agora a publicação está entre os periódicos que apresentam médio impacto, de acordo com a Qualis, o sistema de avaliação da qualidade de produção das revistas científicas brasileiras.
A revista multidisciplinar científica da Estácio foi criada em 2015 e recebeu o nome de Pey Këyo, que na língua yanomami significa ‘caminho’. Desde então, a equipe de editores do periódico trabalhou durante todo esse tempo para melhorar a classificação que agora está em B2, numa escala de A1 (melhor avaliação) até C (periódico de baixo impacto). Ao longo dos 8 anos de existência da revista, a Estácio também já lançou inúmeras edições especiais, como a última que abordou temas que envolviam as diversas questões relacionadas à pandemia da Covid-19, divulgada em 2020. No site é possível também encontrar as edições anteriores da Pey Këyo Científico.
Para a reitora do Centro Universitário, Brena Linhares, a revista multidisciplinar, além de contribuir para a criação de um acervo de pesquisas acadêmicas, que podem auxiliares outros acadêmicos, pesquisadores, professores ou qualquer pessoa que tenha interesse no tema, é também uma forma de estimular ainda mais a produção intelectual e a divulgação científica.
Ela explica que para seleção dos artigos publicados um comitê editorial é formado por professores da Estácio, que analisam desde artigos de conclusão de curso de graduação em qualquer instituição de ensino superior local ou nacional, bem como artigo proveniente de teses e dissertações e que são elaborados a partir da iniciação científica.
A publicação possui temática multidisciplinar que é subdividida em cinco grandes linhas de pesquisa, que são Direitos Humanos, Constitucional e Meio Ambiente; Estratégias e Tecnologias; Processos Educacionais; Saúde; e Prevenção, Cuidado e Tecnologia em Saúde.
Alexsandra Sampaio