A Prefeitura de Boa Vista encerrou o Boa Vista Junina neste domingo, 25, com uma linda festa das campeãs no tablado da Arena Junina. A premiação das quadrilhas que ficaram em 1°, 2° e 3° lugares, nos grupos Especial, de Acesso e Emergente, foi presenciada por milhares de pessoas que lotou as arquibancadas no último dia de arraial.
As quadrilhas receberam os troféus das mãos do prefeito Arthur Henrique, acompanhado da primeira-dama e secretária de Gestão Social, Natália Cortez, e de outras autoridades. A grande campeã do Grupo Especial foi a quadrilha Garranxê, que após 20 anos leva o título para casa, com o tema “Maria Bonita – A História Nunca Contada”.
A campeã mostrou a força da mulher brasileira e contou a trajetória da cangaceira mais famosa do país. Conseguiu levantar questões importantes como a violência doméstica contra a mulher.
A presidente da quadrilha Garranxê, Karina Ferreira, recebeu o troféu emocionada e falou da trajetória do grupo. “Esse é um momento único para a gente. Nós falávamos nos ensaios que faríamos história e fizemos. E isso é resultado de um trabalho que vinhemos fazendo. Adianto que vem muito mais por ai! Muita gratidão a Deus e aos nossos brincantes”, disse.
No grupo de Acesso, a Escola Forrozão ficou na primeira colocação. Nesta edição, ela veio com o tema “Makunaima e a grande Wazacar – A árvore da vida”. A quadrilha abordou a conscientização do meio ambiente, destacando o regionalismo. Ano que vem, ela compete no grupo Especial.
A representante do grupo Thayla Moura, sem esconder a felicidade, falou da emoção em receber o título e subir para o grupo principal. “É um trabalho de mais de um ano e para nós é muito gratificante receber essa vitória. Já estamos trabalhando para o ano que vem”, ressaltou Thayla.
No grupo Emergente, quem levou o troféu para casa foi a quadrilha Evolução Junina, que ano que vem concorre no Grupo de Acesso. Ela veio com o tema “Não existe fim para aquele que acredita em recomeço” e emocionou o público, com uma apresentação retratando os desafios em meio à pandemia.
Emocionado, Paulo Henrique, Rei Matuto da quadrilha, comentou a vitória. “São seis meses de trabalho e é muito gratificante a gente subir nesse momento no tablado e receber esse troféu. Mesmo sendo um grupo pequeno, de apenas quatro anos, mostramos que podemos concorrer igualmente com as outras quadrilhas”, afirmou.
Campeonato nacional
A campeã do concurso de quadrilhas no Grupo Especial, do Boa Vista Junina, ganha o direito de representar a capital de Roraima em um Concurso de Quadrilhas Nacional. Isso, graças ao apoio da Prefeitura de Boa Vista que disponibiliza 80 passagens aos integrantes. Este ano a Quadrilha Garranxê, que ganhou em primeiro lugar, participará do Campeonato Brasileiro de Quadrilhas promovido pela Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas (CONAQJ), que será entre os dias 23 e 26 de julho em Brazlândia-DF.