Em alusão aos 30 anos de atuação do Instituto Federal de Roraima (IFRR) na área da educação profissional e tecnológica no Estado, a Assembleia Legislativa (ALE-RR) faz uma sessão especial na quarta-feira, 28, a partir das 9h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.
A celebração reunirá servidores, estudantes, autoridades e a comunidade em geral para festejar os 30 anos, contados desde 30 de junho de 1993, quando o IFRR era Escola Técnica Federal.
O autor da proposta é o deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), que declarou que a instituição de educação superior, básica e profissional tem sido fundamental para o crescimento do Estado.
“Este ano, o Instituto Federal de Roraima está completando trinta anos de geração de mão de obra qualificada para o desenvolvimento do nosso Estado, nas diversas áreas, seja na agricultura, nas ciências ou na saúde. É um instituto com campi, tanto na capital quanto no interior. Nada mais justo do que fazer essa homenagem no dia 28”, defendeu o parlamentar.
Histórico
O IFRR teve início no Estado como Escola Técnica Federal, em 30 de junho de 1993. Após quase 10 anos, em 2002, passou a ser conhecido como Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet-RR). Em 2008, através da promulgação da Lei Federal 11.892, que estabeleceu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o centro foi transformado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Atualmente, a instituição é composta pela reitoria e pelos campi de Boa Vista (CBV), Novo Paraíso (CNP), Amajari (CAM), Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Avançado Bonfim (CAB).
Cidadão benemérito
Na mesma sessão, o advogado trabalhista Rafael Caetano Solek será agraciado com o título de cidadão benemérito de Roraima. A distinção foi concedida pelo Parlamento, por meio da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 03/2023, proposto pela deputada Tayla Peres (Republicanos).
“A comenda sugerida por mim e aprovada pela Assembleia, por unanimidade, vem para reconhecer os relevantes serviços prestados pelo doutor Solek, que se dedica muito no meio jurídico em nosso Estado, em especial na área trabalhista. Ele também atua no meio acadêmico, ajudando na formação de muitas gerações de bacharéis em Direito. Sem dúvida, é uma homenagem justa àquele que se dedica diariamente a área”, afirmou Peres ao justificar a homenagem.
Solek é advogado desde 2006. Além de possuir sólida formação e atuação acadêmica, é doutor e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar e graduado em Direito pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil.
O título de cidadão benemérito foi instituído pela Lei Estadual nº61/1994 e é a mais alta honraria concedida pela Casa Legislativa a um cidadão brasileiro. A distinção é destinada àqueles que prestaram ou prestam relevantes serviços ao Estado, que contribuíram para o progresso dos campos científico, cultural, artístico ou literário, ou que tenham obras de valor para a sociedade em geral.
A sessão alusiva aos 30 anos do IFRR e a entrega do título serão transmitidos ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3), Rádio Assembleia (98.3 FM) e redes sociais do Legislativo estadual (@assembleiarr).
Suellen Gurgel