Operação Saturitas: Forças Policiais apreendem 17 adolescentes e notificam bares e boates

A ação integrada percorreu dois bairros da Capital, Treze de Setembro e São Vicente e realizou revistas em bares e boates. – Fotos: Luciene Souza/PCRR e Sampaio/CBMRR

Com o objetivo de intensificar a presença policial em áreas de riscos, locais definidos após minuciosa análise dos indicadores de violência e planejamento operacional, foi deflagrada na noite de sábado, 24, e madrugada de domingo, 25, a segunda edição da Operação Saturitas (Saturação, em Latim). A ação integrada percorreu dois bairros da Capital, Treze de Setembro e São Vicente e realizou revistas em bares e boates.

Ao todo 365 pessoas foram abordadas, 17 adolescentes foram apreendidos, bares e boates notificados. Uma pessoa foi presa por embriaguez ao volante e outra por adulteração de sinal identificador de veículo.

A operação Saturitas é coordenada pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública) e conta com a integração da PCRR (Polícia Civil de Roraima) da PMRR (Polícia Militar de Roraima), Sejuc (Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania), CBMRR (Corpo de Bombeiro Militar de Roraima) e do Detran-RR (Departamento de Trânsito de Roraima).

Para essa segunda edição, foram empregados 170 profissionais de segurança, entre policiais civis, militares, penais, bombeiros militares e agentes de trânsito. As equipes se concentram no pátio externo da Secretaria da Justiça e Cidadania, onde receberam orientações e todo o feedback dos trabalhos.

Redução dos indicadores de criminalidade

A redução dos indicadores da criminalidade, segundo o Secretário de Segurança Pública, André Fernandes é o principal objetivo da Operação Saturitas, determinada pelo Governador Antonio Denarium.

“A integração das Forças de Segurança Pública, otimizando recursos tanto de equipamentos, armas, veículos, quanto de efetivo é de extrema importância para um enfrentamento mais eficaz contra a criminalidade do Estado. Todo um trabalho logístico é realizado antes, pelas equipes que atuam na Inteligência das Forças de Segurança, identificando locais de riscos em que é necessária uma atuação mais efetiva dessas Instituições”, disse Fernandes.
O Delegado-Geral, Eduardo Wayner que também participou da operação, destacou que foi montada uma base no 3º DP, onde todas as pessoas abordadas pelas equipes foram conduzidas.

“Essa é a segunda edição da operação Saturitas e não temos uma previsão de término. Esses trabalhos são importantes, são alinhados com o governador Antonio Denarium e com todas as forças de segurança do Estado. Tem o objetivo de combater a criminalidade, garantir a segurança da comunidade local, levando a presença policial aos bairros mais sensíveis”, disse Wayner.

O comandante da Polícia Militar, coronel Miramilton Goiano, destacou que a presença das Polícias nas ruas tem sido sentida pela população e que os trabalhos visam levar mais segurança à população.

“Seguimos as diretrizes do Governador Antonio Denarium e essa integração tem sido muito eficaz, pois realizamos uma abordagem ampla e demonstramos a força do Estado perante a criminalidade” ressaltou.

O subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gewrly Batista disse que durante a integração da Operação Saturitas, os bombeiros vão aos locais pré-determinados, para realizar as fiscalizações.

“São verificados o sistema preventivo de incêndio, portas de emergências, se o estabelecimento está regular e regularizado junto ao Corpo de Bombeiros e demais órgãos, além de prover a segurança, por meio da equipe do Resgate Urbano caso haja a necessidade, durante a operação”, destacou.

A Polícia Penal, segundo o secretário da Sejuc, Hércules Pereira, tem um importante papel na Operação Saturitas, que é a identificação de foragidos, verificar o descumprimento de medidas cautelares, além de prevenir a prática de infrações penais e demais medidas.

“Nosso principal objetivo é levar mais segurança ao cidadão. A integração entre as instituições possibilitou o levantamento de informações importantes de locais de risco e com a Saturitas fortalecemos o combate aos indicadores criminais, promovendo uma pronta resposta e gerando maior sensação de segurança para a população”, disse.

O diretor de Segurança e Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito, Gueres Mesquita, destacou que a integração das forças de Segurança dá um maior volume de profissionais de Segurança e, consequentemente, uma maior abrangência nas operações e bons resultados.

“Cada força tem sua peculiaridade com relação às suas atividades. O Detran foca a questão dos veículos e condutores. Os veículos são vistoriados, ocasião que verificamos adulterações, restrições de furtos e roubos e, o que ocorrer”, disse.

Resultado da operação integrada

A operação resultou na abordagem de 365 pessoas, sendo 165 brasileiros e 150 estrangeiros. A ação esteve em oito estabelecimentos comerciais, onde a equipe do Corpo de Bombeiros notificou dois deles devido às irregularidades encontradas e orientou mais dois para se adequarem às normas de segurança predial.

Em uma boate, localizada no bairro São Vicente, foram apreendidos 17 adolescentes em situação irregular e o comércio foi notificado.

Os adolescentes foram conduzidos ao 3º DP (Distrito Policial), onde o Conselho Tutelar foi acionado e, posteriormente, eles foram entregues aos pais que foram também notificados.

Uma pessoa foi presa conduzindo veículo sob efeito de álcool. Contra ele foi lavrado um APF (Auto de Prisão em Flagrante) por embriaguez ao volante. Apesar do crime ser afiançável, o homem não teve condições de arcar com o valor e foi apresentado na Audiência de Custódia na manhã deste domingo.

Uma pessoa foi presa em flagrante por conduzir veículo com sinal adulterado. O crime é inafiançável e o homem, após autuado em flagrante, foi apresentado na Audiência de Custódia.

Operação Saturitas

A palavra Saturitas é derivada do latim e significa saturação. O objetivo da ação das forças de segurança é saturar e evitar que ocorram novas infrações, principalmente nas áreas onde a criminalidade é recorrente.

Sandra Lima

 

Veja também

Topo