ALE-RR celebra aniversário de 30 anos do IFRR ems sessão especial

Homenagem da Casa Legislativa incluiu concessão da Comenda Orgulho de Roraima à instituição devido aos relevantes serviços prestados no Estado. – Fotos: Eduardo Andrade/Jader Souza

Nesta quarta-feira, 28, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu uma sessão especial em comemoração aos 30 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). O evento reuniu parlamentares, autoridades acadêmicas, servidores, alunos e membros da comunidade em grande celebração realizada no plenário Noêmia Bastos Amazonas.

Na ocasião, a instituição recebeu a Comenda Orgulho de Roraima, honraria concedida pelo Legislativo devido às relevantes contribuições do instituto para o desenvolvimento da educação no Estado. A homenagem foi entregue à reitora do IFRR, professora Nilra Jane Bezerra.

Professora Nilra Jane Bezerra

“Tenho muita gratidão a todos pelo reconhecimento. Sinto-me honrada e feliz pelo aniversário de 30 anos do Instituto Federal de Roraima e ainda mais por estar como reitora dessa relevante instituição, que oferece cursos que vão desde o ensino médio-técnico até as pós-graduações em nível de mestrado”, declarou a reitora.

A sessão foi idealizada por meio da aprovação do Requerimento nº 52/2023, de autoria do deputado Dr. Claudio Cirurgião (União). Ele destacou a importância do IFRR e enfatizou que a instituição desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e no impulsionamento da educação, ciência e tecnologia em Roraima.

“A minha principal motivação para a sessão de hoje foi reconhecer os relevantes trabalhos prestados pelo IFRR, pois a criação do instituto praticamente coincide com o nascimento do Estado. Hoje, nós temos profissionais nas diversas áreas, seja na medicina, no direito, na agronomia, e professores que são ex-alunos e que hoje contribuem de maneira demasiada para o desenvolvimento de Roraima. Sendo assim, nada mais justo do que essa homenagem da Casa do Povo”, disse o parlamentar.

Durante a sessão especial, foram ressaltados os avanços do IFRR, a exemplo da expansão de cursos e a implantação de programas de pesquisa e extensão. Também no evento foram homenageados os ex-reitores e ex-diretores dos campi da instituição com placa de honra ao mérito.

“É uma emoção muito grande. Passa um filme na nossa cabeça ao refletir sobre de que maneira contribuímos e o impacto que isso gerou na sociedade. Estou em sala de aula novamente e sempre digo para os nossos alunos: as suas escolhas refletem no seu futuro. Nós somos gratos porque eles escolheram a nossa instituição para a formação profissional”, ressaltou a ex-reitora do IFRR Sandra Mara Botelho.

Deputada Angela Águida Portella

A professora e parlamentar Angela Águida Portella (PP) frisou que a homenagem da ALE-RR tem o papel de reconhecer o trabalho dos profissionais que contribuem para o ensino de qualidade em Roraima.

“Compreendemos que a educação é transformadora, libertadora e muda a vida das pessoas. Por isso, é muito importante a gente prestar essa homenagem e dizer a todas essas pessoas, que fazem e experimentam o dia a dia a educação, o quanto essa Casa Legislativa tem orgulho do Instituto Federal como estabelecimento de ensino”, enfatizou Portella.

Na solenidade, estiveram presentes também o defensor público-geral, Oleno Matos; o vice-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Silvestre Nóbrega; o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys de Freitas; a reitora do Instituto de Educação de Roraima (IERR), Leila Perussolo.

Histórico

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) iniciou as atividades em 30 de junho de 1993, como Escola Técnica Federal de Roraima. Em 2002, passou a denominar-se Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RR) e somente no ano de 2008, com a sanção da Lei nº 11.892, foi oficialmente instituído o IFRR.

A instituição educacional é constituída por seis unidades: a Reitoria e os campi de Boa Vista, Novo Paraíso, Amajari, Boa Vista Zona Oeste e Avançado do Bonfim. O IFRR oferece ao público educação superior, básica e profissional, em diferentes modalidades de ensino, a exemplo de bacharelados, licenciaturas, tecnológicos, pós-graduações, especializações e mestrados, além dos cursos de formação inicial continuada e de extensão.

Cidadão benemérito

Na mesma sessão, o advogado trabalhista Rafael Caetano Solek foi agraciado com o título de cidadão benemérito de Roraima. A distinção foi concedida pelo Parlamento, por meio da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 03/2023, proposto pela deputada Tayla Peres (Republicanos).

Solek é paranaense e advoga desde 2006. Além de possuir sólida formação e atuação acadêmica, é doutor e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar e graduado em Direito pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil.

“Devo tudo ao Estado de Roraima, pois aqui constituí minha família, moradia, a minha profissão. Fico muito grato por este momento, pela entrega de tão importante honraria pela Assembleia Legislativa. Muito obrigado a todos os colegas que estão aqui”, disse o homenageado.

O título de cidadão benemérito foi instituído pela Lei Estadual nº 61/1994 e é a mais alta honraria concedida pela Casa Legislativa a um cidadão brasileiro. A distinção é destinada àqueles que prestaram ou prestam relevantes serviços ao Estado, que contribuíram para o progresso nos campos científico, cultural, artístico ou literário, ou que tenham obras de valor para a sociedade em geral

Anderson Caldas

 

 

Veja também

Topo