Nos dias 17, 19 e 21 de julho, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) vai promover no Campus Boa Vista (Rua Juscelino Kubitschek, nº 300, bairro Canarinho) o Minicurso de Português como Língua Adicional para Surdos. As inscrições ficarão abertas entre os dias 5 e 14 de julho, de forma virtual e presencial.
Pela internet, os interessados deverão preencher o formulário eletrônico disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdS1rGiguClwzD8HzsQ7DrUksM0fiUpmkEtZAd-9Y1ZtvgxOg/viewform. Presencialmente, as inscrições serão feitas no Campus Boa Vista, na sala do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
São oferecidas 30 vagas para pessoas surdas de qualquer nacionalidade, com idade a partir dos 16 anos. A capacitação faz parte do projeto de extensão “Ensino de Línguas Adicionais” do curso de Letras, iniciado neste ano com a oferta gratuita de aulas de espanhol e inglês para brasileiros e de português para estrangeiros.
“Nossa ideia é analisar o interesse da comunidade, a participação dos alunos, e a partir daí, estudar a possibilidade de oferecer o curso regular de Português para surdos a partir do mês de agosto, assim como os outros três que já temos”, explica a coordenadora Cora Gonzalo.
O minicurso será ministrado por João Santos, intérprete de Libras do NAI/UERR, e Alan Ricardo Costa, especialista em Libras e professor do curso de Letras da UFRR, que explicou como serão os três dias de aula.
“As aulas serão ministradas em Libras. Nossos encontros serão das 18h30 às 21h30, no Campus Boa Vista. A proposta é oferecer conhecimentos básicos sobre os elementos linguísticos do português, para a compreensão e expressão escrita”, destaca.