Filho de manauara, o escritor roraimense Aldenor Pimentel lançará seu primeiro romance, Eldorado de Brisa, no Centro Cultural Palácio da Justiça do Amazonas, em Manaus, no dia 8 de julho. Na oportunidade, será ainda exibido o seu curta de animação “A inacreditável história do milho gigante”, que também ganhou versão livro infantil.
Do gênero drama, com passagens de regionalismo, aventura, romance e comédia, “Eldorado de Brisa” conta a história de uma jovem que, às vésperas de completar 18 anos, recebe uma carta misteriosa que a fará ir de Boa Vista (RR) até a Bolívia, em busca de ouro. Nessa jornada, ela se deparará com situações que a farão questionar os próprios valores. Parte da história é ambientada em Manaus.
Publicado em 2021 pelo grupo editorial Novo Século, com recursos do Edital 007/2017 – Incentivo e Fomento à Literatura, da Secretaria de Cultura de Roraima (Secult), o romance foi lançado no ano passado na Bienal do Livro de São Paulo.
Além do lançamento da obra, está prevista a estreia em Manaus do filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, também de 2021. Com cinco minutos de duração, o filme dirigido pelo escritor e realizado pela Platô Filmes foi selecionado para exibição em 28 festivais de cinema e venceu sete prêmios nacionais e internacionais.
O filme de animação foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, após aprovação no Edital Laucides Oliveira de Audiovisual, lançado em 2020 pela Secult-RR. O trailer do filme pode ser assistido em: https://www.youtube.com/watch?v=d4ENnZI4TQk. Na ocasião, também estarão à venda exemplares da versão livro infantil do filme.
Autor
Natural de Boa Vista (RR), Aldenor Pimentel é jornalista, escritor e cineasta. Além de “Eldorado de Brisa” e “A inacreditável história do milho gigante”, publicou as obras “Livrinho da Silva” e “O jogo da democracia”, referência no Vestibular 2024 da Universidade Federal de Roraima. O autor também recebeu cerca de 70 prêmios em concursos literários nacionais e internacionais.