Para ouvir a voz da sociedade e garantir que suas prioridades estejam alinhadas com as expectativas da população, o Tribunal de Justiça de Roraima vai realizar uma audiência pública, na qual os cidadãos e cidadãs serão convidados a expressar suas opiniões sobre o futuro do sistema judiciário em 2024. O evento irá ocorrer no dia 14 de julho, no pleno do Palácio de Justiça Desembargador Robério Nunes dos Anjos, localizado na Praça do Centro Cívico, às 9h.
Essa iniciativa tem como objetivo principal definir a atuação do tribunal em relação às metas nacionais estabelecidas pelo Judiciário. Seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Poder Judiciário está comprometido em promover uma gestão participativa e democrática, buscando a construção de políticas judiciais que atendam às necessidades e expectativas da sociedade.
Érika Horta, Subsecretária de Planejamento e Gestão da Qualidade da Secretaria de Gestão Estratégica do TJRR, explica que a realização dessa audiência pública é um passo importante para promover a transparência e a integração entre o judiciário e a comunidade. Ao envolver a sociedade no processo de tomada de decisões, o tribunal busca garantir que as políticas judiciais sejam ainda mais representativas e eficazes.
“Nós já temos uma proposta de metas que o CNJ nos encaminha e orienta. Então discutimos essas metas em uma audiência pública, para que possamos ouvir o nosso público de interesse, as sugestões quanto às metas que foram propostas, afinal, às vezes surgem novas metas que o próprio jurisdicionado, que a própria sociedade, sugere para nós”.
Podem participar magistrados, magistradas, servidores e servidoras do TJRR, parceiros do Judiciário como membros do Ministério Público, Defensoria Pública, advogados e advogadas, pesquisadores e pesquisadoras, entidades representantes de instituições, profissionais de ensino e a sociedade civil.