O HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) inaugurou na tarde desta terça-feira, 4, a nova sala do NOPME (Núcleo de Órteses, Próteses e Materiais Especiais). A novidade visa dar maior segurança aos equipamentos que são utilizados em cirurgias de ortopedia, neurocirurgia, bucomaxilofacial, urologia e bariátricas.
Antes da mudança, os materiais ficavam armazenados em salas diferentes e distantes do setor responsável, conforme explica a enfermeira e coordenadora do núcleo, Érika Weruska .
“A sala é bem adequada para os nossos fixadores externos, que estavam armazenados em outras salas bem distantes de nós. Com a nova sala, conseguimos unificar todo o material no mesmo lugar, fazendo o armazenamento adequado e garantindo a segurança deles”, afirmou.
As órteses e próteses são produtos utilizados em intervenções médicas fundamentais para aumentar a qualidade de vida de muitas pessoas, com o objetivo de suprir ou corrigir alterações em órgãos e membros ou a deficiência de funções do corpo humano.
Segundo Érika, durante o primeiro quadrimestre deste ano, cerca de 355 cirurgias utilizaram materiais especiais, órteses ou próteses.
“[Os materiais] são utilizados nas cirurgias do HGR, ele é controlado de forma a evitar extravios, controlando a validade, se é realmente aquela especialidade que vai usar aquele material, provando no prontuário o que foi usado no paciente, tudo dentro das plataformas”, explicou.
No novo espaço, a equipe de plantonistas do NOPME realiza o recebimento, armazenamento e distribuição dos materiais usados nos procedimentos cirúrgicos do HGR, dentro das normas técnicas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
“Agora conseguimos armazenar esses materiais de alto custo de forma adequada, é bom para o hospital e comunidade quando precisarem desse material”, ressaltou.
Suyanne Sá